Ao invés da fundação, como chegou a cogitar, o governador interino Wanderlei Barbosa (sem partido) decidiu retomar sua ideia inicial e criar a Secretaria Estadual dos Esportes e Juventude. Esses dois setores foram desmembrados da Secretaria Estadual da Educação. Wanderlei ainda criou a Secretaria Estadual da Cultura e Turismo, além da Superintendência de Gestão de Políticas Públicas Ambientais na estrutura da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). A Medida Provisória com essas alterações foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) dessa sexta-feira, 4, e será agora encaminhada para aprovação na Assembleia.
Adetuc extinta
Com a nova secretaria, a Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) foi extinta e seu bens e acervo patrimonial transferidos à nova pasta. O atual presidente da Adetuc, Hercy Filho, já está nomeado como secretário estadual da Cultura e Turismo.
Deusiano na Cidadania e Justiça
Outra novidade é a nomeação do delegado Deusiano Pereira de Amorim como secretário estadual da Cidadania e Justiça. Ele já havia sido secretário da Segurança Pública no governo tampão de Mauro Carlesse (PSL), entre abril e agosto de 2018. Amorim substitui Heber Fidelis, exonerado no início da semana.