O grupo palaciano também prestigiou nesta segunda-feira, 15, a missa do Senhor do Bonfim, em Natividade. O governador e candidato à reeleição, Wanderlei Barbosa (Republicanos), o vice da chapa, Laurez Moreira (PDT), e o nome ao Senado, Dorinha Seabra (UB), estiveram juntos. A agenda dos três terminou em Araguacema, que também recebeu atividades do festejo.
Momento de união e recolhimento dos tocantinenses
Na ocasião, Wanderlei Barbosa destacou que a gratidão ao Senhor do Bonfim é capaz de provocar um “verdadeiro fenômeno” no povoado. “São 12 dias de festa que reúne fé, tradição, religiosidade e o principal objetivo de todos os romeiros é agradecer. Esse é um momento de união e recolhimento de todos os tocantinenses”, afirmou.
Turismo
Em material enviado à imprensa, Dorinha Seabra aproveitou a agenda para destacar a importância da religião como atrativo turístico. “Somente em 2019, o turismo religioso movimentou cerca de R$ 20 bilhões no Brasil. O Tocantins pode fomentar o setor, melhorando a infraestrutura dos destinos, atraindo cada vez mais pessoas, incentivando a geração de renda para o pequeno comerciante, o setor hoteleiro, de artesanato, de alimentação e toda a rede turística, estimulando a economia”, defendeu.
Festa do Bonfim
O festejo do Senhor do Bonfim de Natividade ocorre há mais de dois séculos e deu origem à primeira igreja construída no povoado, em 1.750. Conta a tradição que um vaqueiro encontrou uma imagem do Senhor do Bonfim em cima de um toco de árvore e, após levá-la para Natividade, a imagem voltou a aparecer de forma inexplicável em Bonfim, nas cercanias da sede do município. Como o santo não parava na cidade, os devotos começaram a seguir a pé até o povoado, onde até hoje rezam, fazem e pagam promessas por graças alcançadas e atribuídas ao Senhor do Bonfim.