O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) exaltou o funcionalismo nesta segunda-feira, 28, data em que é celebrado o Dia do Servidor. “Parabenizo todos, sejam efetivos, comissionados ou contratos temporários, pois eles são a espinha dorsal do governo, e reforço o compromisso de seguir zelando por estes profissionais que, brilhantemente, atuam para que nosso Tocantins siga avançando cada vez mais”, afirmou.
GOVERNO RECONHECE FUNCIONALISMO
O chefe do Poder Executivo não deixou de exaltar as ações em prol da categoria, dando destaque às 113 mil progressões concedidas nos dois mandatos. “Durante esses três anos de governo, estamos pagando os passivos que o Estado devia aos servidores, reconhecendo o importante papel que desempenham em prol da população tocantinense”, destacou ainda.
CONCURSOS
Outra ação destacada pelo governo estadual foi a realização de concursos, como o da rede estadual de ensino, que já conta com 4.279 aprovados convocados; e do da Polícia Militar (PMTO), que recebeu mil novos soldados e que receberá outro certame com 600 vagas. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) também teve concurso anunciado no dia 18 de outubro, no qual serão oferecidas 381 vagas com edital previsto para publicação ainda neste ano. Além disto, comissões para estudo de viabilidade de concursos foram constituídas para Policial Penal; Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins); Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins); Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e Quadro Geral do Poder Executivo.
AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO
Benefícios como auxílio-alimentação também foram garantidos pelo governo. Por meio da Leis 4.297 de 2023 e 4.379 de 2024, quem recebe salários de até R$ 2.824 passou a receber também o auxílio-alimentação no valor de R$ 300,00.
PONTO FACULTATIVO
O Diário Oficial do Estado (DOE) publicado ainda na quinta-feira, 17, trouxe a transferência da comemoração do Dia do Servidor do dia 28, dia seguinte à votação do 2º turno de Palmas, para 1º de novembro. Conforme o governo estadual, a medida busca incentivar a participação no processo eleitoral da Capital – com 2º turno marcado para o dia 27 -, além de possibilitar que a população preste homenagens póstumas no feriado religioso do Dia de Finados, marcado para o dia 2 de novembro. Entretanto, a decisão do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) também pode ser vista como uma tentativa de evitar a debandada dos funcionários públicos no dia da eleição, caso fosse mantido o final de semana prolongado com o ponto facultativo.