O governador em exercício Wanderlei Barbosa (PHS) pediu ao ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva que as ações da Operação Verde Brasil, das forças federais, contra as queimadas, sejam antecipadas para evitar os danos ambientais. Azevedo e Silva veio ao Estado nessa quinta-feira, 3, e, com Wanderlei, fez sobrevoo das regiões de queimadas.
Iniciar em maio
O líder tocantinense agradeceu a ajuda das forças federais, mas pediu que as providências sejam tomadas para que no próximo período de veraneio no Estado as ações sejam iniciadas em maio. “Com orientação às comunidades e posteriormente com o combate a algum foco que porventura ocorra nos meses de junho e julho, para que isso não se prolifere”, defendeu o governador em exercício.
Entre os com mais focos
Wanderlei explicou que, quando há a proliferação dos focos, dificilmente se consegue apagar, já que o Tocantins está em uma das regiões mais quentes do País e com ventos muito fortes. Segundo ele, apesar da atuação das equipes locais, o Estado ainda ficou entre os com mais focos de queimadas no Brasil.
Resposta rápida
O ministro Fernando Azevedo disse que com o sobrevoo foi possível constatar que as queimadas reduziram bastante no Tocantins, mas ainda foi presenciado alguns focos nas serras do Lajeado e do Carmo. Ele destacou ainda, que essa operação nunca havia sido realizada para esse fim, mas com a autorização por parte do presidente Jair Bolsonaro da Garantia da Lei e da Ordem (Glo), em virtude das queimadas que se alastraram no País, foi possível dar uma resposta rápida ao povo da região Amazônica e ao governo do Tocantins, que fez uso desse artifício.