Terminou com saldo positivo a ação “Mulheres Amigas Temporada Amazônia”, realizada em Palmas, de 8 a 17 de março. Foram 785 atendimentos, com a realização de 784 mamografias, 80 complementos para mamografias e 48 ultrassonografias. Dessas, 46 mulheres tiveram achados suspeitos em seus exames e foram encaminhadas para a equipe de mastologia e assim dar continuidade ao tratamento. A ação foi realizada pela ONG Américas Amigas em parceria com a Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer de Palmas, com o apoio da Prefeitura de Palmas. A expectativa inicial era realizar 65 mamografias ao dia, o que foi superada.
Em Palmas, a ação teve como foco mulheres acima de 40 anos, em situação de vulnerabilidade social, que tiveram a oportunidade de realizar exames gratuitos, em uma unidade móvel estacionada no Setor Taquari, Sul de Palmas.
“A Liga se engrandece por participar deste lindo projeto em Palmas, atendendo, inclusive, mulheres de outras cidades. Oportunidades assim de realizar exames gratuitos e já sair com o resultado em mãos, no mesmo dia, são únicas”, destaca a presidente da Liga Feminina, Mônica Marques. Ela ressalta, ainda, a importância da mamografia na detecção precoce do câncer de mama, o que possibilita grandes chances de cura. “A ação Mulheres Amigas Temporada Amazônia foi um sucesso. Parabéns a toda equipe responsável por realizar esse evento e agradecimentos àqueles que ajudaram na divulgação”, finaliza.
Ação
A ação “Mulheres Amigas Temporada Amazônia” é uma parceria entre Américas Amigas e Daiichi Sankyo para promover informação, detecção e diagnóstico de câncer de mama a mulheres em situação de vulnerabilidade da região amazônica, incluindo mulheres de comunidades ribeirinhas.
A carreta da ação vai percorrer municípios das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste levando exames de detecção e diagnóstico do câncer de mama gratuitos para cerca de quatro mil mulheres. De Palmas, a unidade móvel seguiu para São Luís (MA).
Câncer de Mama
Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo, o que representa 24,5% dos casos novos por câncer em mulheres. É também a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil. As chances de cura são de até 95% quando o câncer de mama é detectado precocemente.
Esse tipo de câncer costuma ocorrer principalmente na faixa etária entre 40 e 60 anos, mas pode aparecer em pacientes mais jovens (abaixo dos 40 anos) ou acima dos 70 anos, por isso é preciso manter a rotina de prevenção e autocuidado. (Da assessoria de imprensa)