Olá, amigo Palmense.
Final de ano é momento de festa e celebração, mas também de reflexão, de análise e de recomeços. Para trás fica um ano que agora acaba, e dele devemos guardar todos os aprendizados e momentos felizes que tivemos com as pessoas que amamos.
As festas de final de ano proporcionam momentos de descontração e felicidade. Porém, a fartura de comidas e bebidas às vezes fazem com que a gente cometa alguns excessos prejudiciais ao nosso bem-estar e saúde.
Nas festas é servida uma grande variedade de pratos ricos em açúcares e gorduras e a vontade de provar de tudo pode nos levar a comer mais do que deveríamos.
Quando isso acontece, o sistema digestivo fica sobrecarregado e as dores abdominais, má digestão, azia e outros desconfortos ocorrem, atrapalhando não só a celebração como o funcionamento correto do corpo e a disposição sexual.
É importante ficar atento ao teor de sal dos alimentos, que favorece problemas cardiovasculares e também de cálculo nos rins. O excesso de gorduras saturadas também contribui para o aumento do risco de doenças cardíacas, entupimento das veias do coração e obesidade. Já o açúcar é um vilão em diversos níveis, levando desde o surgimento da cárie dental até à diabetes.
A bebida alcóolica, presente em todas as festas de final de ano, também é uma grande inimiga da saúde e da disposição sexual. Além de contribuir com os processos inflamatórios no corpo, o álcool pode causar distúrbios digestivos, cardiovasculares e alterações cognitivas. O conjunto desses fatores resulta na queda da imunidade, algo especialmente problemático considerando o cenário da pandemia.
Sono desregulado e estresse podem atrapalhar a sua vida sexual
As comemorações e seus preparativos levam as pessoas a dormirem muito pouco nos últimos dias do ano. A concentração, o equilíbrio e a imunidade ficam comprometidos, deixando-as mais suscetíveis a contrair doenças.
A falta de atenção e fraqueza também são fatores especialmente preocupantes para quem vai dirigir, pois aumenta o risco de acidentes.
O sono desregulado também pode causar estresse e aumentar a irritabilidade. É durante o sono que o organismo se recupera do dia que passou e prepara tanto seu corpo quanto seu cérebro para enfrentar novos desafios, sejam eles profissionais, físicos ou sexuais.
Não leva muito tempo para o corpo e o cérebro sentirem os efeitos da falta de sono. Estudos apontam que uma semana é suficiente para causar estragos nas relações sexuais. Portanto, não deixe de ter uma boa noite de sono, principalmente se quiser mandar uma vida sexual ativa com a sua parceira nas festas de final de ano.
A importância de celebrar a família para a união do casal
Que tal criar oportunidades para estar mais perto da sua família neste final de ano? Pode ser o momento perfeito para melhorar o seu relacionamento, não somente com a sua parceira, mas também com os seus filhos. Este bem estar e descontração é de extrema importância para o casal manter uma relação saudável, e isso vale também para os momentos a dois.
Então, amigo palmense, não deixe de reunir a sua família, viajar, conhecer aquele restaurante novo que você sempre quis, mas nunca teve tempo. Compartilhe momentos com quem você ama, agradeça por ter essas pessoas em sua vida, e encha o seu coração de otimismo, esperança e sonhos.
É hora de recomeçar e renovar, pois um novo ano se inicia e devemos vivê-lo e aproveitá-lo ao máximo. Receba-o com alegria, faça as pazes com seu passado e olhe para o futuro com esperança.
Não deixe de celebrar mais um ano com a sua parceira. Aproveite o clima de descontração e alegria que o final do ano proporciona para apimentar a sua relação. Você verá que o ano novo irá começar muito melhor para vocês!
Mas é claro que existem algumas maneiras de transformar – para melhor – o seu relacionamento no ano que se inicia.
5 dicas para você transformar o seu relacionamento em 2022
1- Busquem sempre o equilíbrio
Se estamos falando de relacionamento, então temos que ter em mente que é normal o casal discordar em algumas situações, sejam elas simples ou não. A ideia é que busquem juntos o equilíbrio e o acordo quando as opiniões forem diferentes.
2- Surpreendam um ao outro
Quebre a rotina chamando-a para almoçar ou jantar durante a semana. Compre chocolates e pequenos presentes fora de datas comemorativas. Seja imprevisível!
3- Conversem sobre sexo
O sexo é uma parte de suma importância para qualquer relacionamento. Mas, por preconceito ou vergonha, muitos casais não querem discuti-lo. Não faça do sexo um assunto tabu, o prazer de vocês dois são os mais prejudicados com isso.
SAIBA MAIS SOBRE:
EJACULAÇÃO PRECOCE | IMPOTÊNCIA SEXUAL | DISFUNÇÃO ERÉTIL
4- Não sejam apenas um casal: sejam amigos
Relacionamento é sinônimo de companheirismo. Seja no namoro ou no casamento, o casal passará pelos mais diferentes momentos, experiências e sensações. Mostre que você se importa com a pessoa que está do seu lado, e que está ali para o que der e vier, não importa o que aconteça.
5- Cultivem suas melhores qualidades
Os relacionamentos têm as melhores oportunidades para cultivar as qualidades que fazem de você uma pessoa melhor. O melhor disso é que você pode praticar quase que diariamente. Qualidades como paciência, lealdade, compaixão, confiança, são mais que bem-vindas.
E, amigo palmense, não se esqueça: em todo ano que se inicia nós ganhamos uma ótima oportunidade de eliminar tudo que já não traz felicidade para nossas vidas e assim obtemos mais espaço para vivermos novas alegrias. Vamos nos cercar de pensamentos positivos e continuar a dar o nosso melhor sempre que possível.
Devemos sentir alegria e gratidão por mais um ano vivido, e apesar de tudo que tenha acontecido, o importante é que chegamos até aqui. E hoje somos mais experientes, mais fortes e mais sábios.
Muito obrigado a todos por este ano que passou. Que você e sua família tenham um Feliz e Próspero Ano Novo!
Um abraço e até a semana que vem!
Ficou com alguma dúvida?
Dr. Formen Palmas: (63) 4003-6919
Dr. Renato Reis – CRM 894
Diretor Clínico do Hospital Geral de Palmas e da Clínica Dr. Formen Palmas, Médico efetivo do Tribunal Regional Eleitoral e da Secretaria Estadual da Saúde do Tocantins.