Olá, amigo Palmense
Todos os dias somos bombardeados de notícias e situações que deixam a vida contemporânea cada vez mais estressante. O mundo parece andar em velocidade acelerada, comunicação veloz nas mídias de notícia e redes sociais, efeitos rápidos nos negócios e no ambiente de trabalho. Enfim, tudo isso acarreta no homem mais estresse, ansiedade e preocupação.
Toda esta velocidade da comunicação no dia-a-dia faz com que o homem leve para casa um inimigo oculto, o estresse. Junto com ele, uma sequência de sintomas: falta de paciência, cansaço físico e mental, falta de disposição para conversar, brincar com os filhos e até mesmo dar carinho e atenção à esposa.
Os médicos dizem que o estresse afeta a sua saúde, algumas vezes ocorre sem a pessoa perceber, o corpo, seus pensamentos e até mesmo o comportamento é afetado.
→ Falta de disposição para o Sexo – dicas Dr. Formen
Quando os estímulos eróticos vão até o cérebro, este por sua vez manda uma ordem pelos nervos até os vasos sanguíneos do pênis produzindo óxido nítrico, este dilata as artérias e relaxa a musculatura do órgão, mais sangue chega ao pênis, favorecendo a ereção, quando surge o estresse aumenta a adrenalina que em excesso, impede o óxido nítrico de agir.
A ansiedade ou estar preocupado em ter um bom desempenho durante o sexo é um problema comum entre homens, principalmente em casos que já tenha ocorrido dificuldade de ereção, pode agravar o problema, entrando em um ciclo vicioso.
Especialistas recomendam que se você estiver muito nervoso, tenso, preocupado ou ansioso, talvez seja melhor deixar o sexo para outro dia. Agora, se falhar, não se apavore. Falhar uma ou outra vez na cama não significa que você tenha problemas de ereção. Porém, se as falhas se repetirem, procure um médico especializado.
→ Faça o seu Teste Online para avaliar o seu desempenho na relação
Com o passar do tempo, a rotina chega e a espontaneidade do romance começa a se perder. A paixão não é mais tão intensa e fases com altos e baixos tornam-se normais. Você se identifica com essas situações? Saiba que não é o único.
Na verdade, é natural que isso aconteça, mas para ter uma relação saudável, é necessário que o casal esteja disposto igualmente a lutar pela melhoria da vida a dois. Isso implica uma série de sacrifícios, mas também é necessário seguir certas estratégias para fortalecer a relação.
A psicologia vem estudando este tema e tem tentado encontrar as melhores dicas para ajudar os casais a ultrapassarem os momentos mais complicados, fortalecendo o laço entre eles. Desde um momento profissional sensível, passando por uma doença ou até por uma traição, os desafios de uma vida a dois multiplicam-se todos os dias.
→ Remédios para impotência sexual e Ejaculação Precoce
Separei 7 passos infalíveis para fortalecer a sua relação nestes momentos de estresse:
1. Saiam da rotina
A rotina é considerada a segunda maior vilã do amor, perdendo apenas para a traição.
O problema é que a rotina vem de forma sorrateira e se instala pouco a pouco na vida do casal até que, quando a gente se dá conta, estamos vivendo todos os dias de forma automática e totalmente monótona, um verdadeiro veneno para qualquer relação.
Portanto, investir em novidades para aquecer o relacionamento deve fazer parte do dia a dia do casal. E existem diversas formas de fazer isso: uma viagem inusitada, um jantar romântico no meio da semana, demonstrações de afeto em meio a correria diária, convites para programas divertidos e inesperados, uma camisola nova. Use a sua criatividade!
2. Divirtam-se juntos
Nada melhor para fortalecer o relacionamento amoroso do que a diversão.
Isso não significa que vocês devem sair para a balada sábado ou viajar todo fim de semana, mas é importante que vocês façam programas juntos – com ou sem seus amigos – e que saibam se divertir juntos.
A diversão pode estar presente nos momentos mais simples, assistir uma série na TV, fazer corridas de rua, visitar uma exposição ou passar um dia no parque.
Momentos agradáveis fazem nosso organismo liberar endorfina, o hormônio do bem-estar, e nada é melhor do que compartilhar essa sensação com quem você ama, certo?
Além disso lembre-se: a alegria é contagiante!
3. Elogie sua parceira ou parceiro
Todo mundo gosta de ser reconhecido e elogiado, inclusive seu parceiro.
É importante saber reconhecer as virtudes do outro e elogiá-lo quando for pertinente.
Mas, atenção. Nada mais desagradável do que elogios falsos, que não fazem sentido ou que geram constrangimento.
Se vocês estão juntos, certamente ele tem qualidades que você admira. Então perca a vergonha e demonstre todo esse carinho e admiração.
4. Demonstre carinho e afeto
Quando estamos no início de um namoro, as demonstrações de afeto são recorrentes e diárias: mensagens trocadas, elogios, declarações… Mas, com o passar do tempo, esses momentos de carinho vão diminuindo gradativamente, até a sua completa escassez.
Se você quer fortalecer o relacionamento amoroso, não deixe esse hábito morrer. Todo mundo gosta de se sentir amado. Então, mostre a sua parceira que você a ama com pequenas demonstrações diárias, como bilhetes carinhosos, mensagens no celular, colocando aquela música que é importante para vocês… Invista nestes momentos de amor!
5. Mantenha a chama do sexo acesa
A primeira coisa a cair na monotonia e esfriar na vida a dois é o sexo. Se antes vocês transavam quase todo dia e experimentavam coisas novas, com o passar do tempo as relações vão ficando mais espaçadas e rotineiras.
Nem precisamos dizer o quanto isso é prejudicial para o relacionamento, certo?
Portanto, se você quer fortalecer o relacionamento amoroso, tem que manter – ou em alguns casos, reacender – as chamas da paixão na cama. Invista em noites sensuais, posições mais inusitadas entre outras novas experiências.
O que vale é investir no prazer e não ficar preso à monotonia ou a tabus.
6. Cultive a amizade e a parceria no relacionamento
A amizade é importantíssima em um relacionamento, tanto que muitos casais começam como amigos e acabam se apaixonando.
Mostre que você se importa com os problemas de seu cônjuge, que são parceiros e que podem contar um com o outro.
Essa cumplicidade e parceria aumentam a confiança e a conexão entre o casal, que estará cada vez mais forte para atravessar juntos momentos bons e ruins do relacionamento.
7. Mantenha a sua individualidade
Se por um lado é importante estar presente e cultivar o afeto e carinho com o seu parceiro, cuidado com os exageros.
Relações em que os parceiros são muito carentes e dependentes um do outro tendem a desgastar com mais facilidade, afinal todos nós precisamos de tempo e espaço para respirar.
Por isso, é muito importante manter a sua individualidade e permitir que o parceiro também mantenha a dele. Vocês podem – e devem – ter seus próprios amigos, programas, hobbies e interesses. Assim, o relacionamento de vocês será sempre baseado no amor e não na dependência.
Como tudo na vida, é preciso dedicação para manter e fortalecer o relacionamento amoroso. Ao contrário do que pregam os romances, apenas o amor não é capaz de manter um relacionamento, afinal, uma relação a dois é construída com respeito, paciência, confiança e cumplicidade. Mas o esforço vale a pena, já que não existe recompensa maior do que compartilhar todos os momentos da vida com quem se ama.
Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com um amigo(a) que esteja passando por este momento.
Um abraço e até a semana que vem!
Ficou com alguma dúvida?
Dr. Formen Palmas: (63) 4003-6919
Dr. Renato Reis – CRM 894
Diretor Clínico do Hospital Geral de Palmas e da Clínica Dr. Formen Palmas, Médico efetivo do Tribunal Regional Eleitoral e da Secretaria Estadual da Saúde do Tocantins.