Olá, amigo Palmense.
Você sabia que existem alguns fatores de risco que podem ocasionar a Disfunção Sexual? No artigo de hoje irei abordar um pouco sobre isso.
A disfunção sexual é a dificuldade que um homem encontra para atingir uma ereção ou mantê-la pelo tempo necessário para uma relação sexual satisfatória.
→ Disfunção Erétil – Tratamento em Palmas
A ereção é um processo complexo que envolve cérebro, hormônios, nervos, músculos e vasos sanguíneos. As causas e os fatores de risco da disfunção erétil podem estar relacionados com alguma falha ou desequilíbrio em qualquer um desses mecanismos ou em uma combinação deles. Vários estudos demonstram que até 52% dos homens podem ter algum grau – leve, moderado ou grave – de disfunção sexual.
→ Teste agora sua potência sexual com sigilo e privacidade
A disfunção sexual diminui muito a qualidade de vida dos homens, podendo também comprometer o relacionamento do casal. Antes um grande tabu, a disfunção erétil vem sendo cada dia mais discutida entre os homens e seus urologistas.
Do ponto de vista didático, podemos dividir as causas da disfunção sexual em dois grandes grupos: causas psicológicas e orgânicas.
A causa psicológica, em geral, é recente, de início abrupto e não está associada a fatores de risco orgânicos. Muitas das vezes é intermitente, acontecendo em algumas situações, com determinadas parceiras ou em determinados locais.
Já a disfunção sexual de causa orgânica em geral vem de longa data, com a qualidade da rigidez diminuindo progressivamente ao longo dos meses e anos e não é intermitente. Em geral, é proveniente de alterações vasculares (artérias e veias) do pênis, alterações na inervação do pênis ou fatores endocrinológicos. Pode ser também devido a algumas doenças locais no pênis, como o aparecimento de fibroses.
Mas, quais são os fatores de risco para o problema da Disfunção Sexual?
A disfunção sexual compartilha fatores de risco – incluindo sedentarismo, obesidade e tabagismo – com as doenças cardiovasculares. Mas, existem outras causas para surgimento do problema:
Causas Psicológicas – problemas como ansiedade e depressão podem interferir no processo de ereção.
Doenças vasculares – constituem a principal causa de disfunção sexual. Qualquer doença que dificulte a circulação sanguínea no pênis, como pressão alta e diabetes, pode causar disfunção erétil.
→ Gostou desta matéria e gostaria de fazer uma pergunta? Dr. Renato Responde!
Alterações hormonais – a testosterona é o principal hormônio sexual masculino. Sinais e sintomas como cansaço, alterações no humor, redução do desejo sexual e disfunção erétil podem indicar hipogonadismo, que é a deficiência deste hormônio.
Doenças neurológicas – lesões na medula espinhal, esclerose múltipla ou alteração no funcionamento dos nervos decorrentes de doenças como diabetes.
Procedimentos médicos – alguns procedimentos podem danificar os nervos e vasos sanguíneos do pênis, levando à disfunção sexual. Os principais procedimentos médicos que podem causar um fator de risco são:
- Cirurgia de retirada da próstata em caso de câncer;
- Cirurgias no intestino, reto e períneo;
- Cirurgias na bexiga ou uretra;
- Radioterapia na região pélvica;
- Problemas anatômicos.
Medicamentos e drogas – inúmeros medicamentos podem interferir na ereção, como anti-hipertensivos, antidepressivos e drogas como álcool, heroína, cocaína, entre outras.
A disfunção sexual pode ser prevenida com a mudança de alguns hábitos simples. Manter um estilo de vida saudável é o primeiro passo para afastar os fatores de risco que podem vir a te afetar de alguma forma.
Quando o assunto é disfunção, não deixe de procurar um médico para que ele estabeleça o tratamento adequado para recuperar a sua performance sexual e a sua qualidade de vida.
Um abraço e até a semana que vem!
Ficou com alguma dúvida?
Dr. Formen Palmas: (63) 4003-6919
Dr. Renato Reis – CRM 894
Diretor Clínico do Hospital Geral de Palmas e da Clínica Dr. Formen Palmas, Médico efetivo do Tribunal Regional Eleitoral e da Secretaria Estadual da Saúde do Tocantins.