Perder peso ou manter o ideal de forma saudável é preocupação de grande parte da população. O problema, segundo a Coordenação Técnica de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus), são os caminhos que as pessoas escolhem para chegar a esse fim.
Doutora em Ciências da Saúde, a nutricionista e analista em saúde da Semus, Lúcia Gratão, explica que o processo de emagrecimento depende de hábitos alimentares e também de fatores como a prática de atividade física, qualidade do sono e o controle do estresse. Segundo ela, poucas horas de descanso influenciam, sobremaneira, esse processo.
Lúcia Gratão ressalta que para eliminar o peso em excesso de forma saudável as pessoas devem compreender que a alimentação não serve apenas para suprir suas necessidades de nutrientes e energia. Conforme a nutricionista, as pessoas devem se alimentar de forma consciente.
“Para isso, é preciso escolher os alimentos que vai comer, mastigá-los devagar; sentir o gosto e o sabor da sua refeição, sem distrações”, recomenda ao reforçar que as pessoas acabam comendo muito mais quando fazem isso ao mesmo tempo que assistem televisão, e/ou conferem as mensagens do celular, por exemplo.
O que comer
Outra medida eficaz, conforme Lúcia Gratão, é a escolha dos alimentos. “Tente escolher como base da sua alimentação os alimentos in natura e minimamente processados (frutas, legumes, cereais, leguminosas, proteínas) e evite comer alimentos ultraprocessados (aqueles com ingredientes industriais e que não conseguiríamos reproduzir nas nossas cozinhas de casa)”, explica a nutricionista.
Lúcia Gratão diz que o caminho para o emagrecimento saudável passa também pela adoção de hábitos saudáveis que ao longo do processo vão fazer a diferença. Como exemplo, utilizar óleos, gorduras e açúcares em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar os alimentos; planejar sua alimentação; quando comer fora de casa dar preferência para os locais que servem refeições feitas na hora; evitar fast foods e alimentos prontos para o consumo; ser crítico quanto às informações que lê ou escuta nas redes sociais, pois na maioria das vezes há outros interesses por trás dessa publicidade; e descubra suas habilidades culinárias; faça sua própria comida.
Ajuda
Para receber orientações sobre alimentação saudável, recomenda-se que os usuários agendem uma consulta na Unidade de Saúde da Família (USF) de sua referência. “Converse com o médico e/ou enfermeiro, sendo necessário, eles vão encaminhá-lo para um dos nutricionistas da rede municipal de saúde de Palmas”, informa Lúcia Gratão. (Da assessoria de imprensa)