O estresse é responsável por desencadear e agravar diversos problemas de saúde, entre eles, os transtornos e doenças oculares. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o estresse faz parte da vida de cerca de 90% da população do mundo.
Em relação ao cenário de Covid-19, as incertezas sobre a pandemia serviram como agravamento do quadro de estresse. Tratando-se da saúde dos olhos, o estresse pode causar várias alterações corriqueiras, como sensação de vistas cansadas, olhos ressecados, irritação, dor de cabeça, visão turva e sensibilidade à luz.
Na maioria das vezes esses sintomas não causam danos à visão, mas é preciso estar atento como explica a médica oftalmologista, Susan Yano.
“Em alguns casos, a pessoa pode desenvolver um quadro grave oftalmológico. Isso porque o estresse aumenta a produção do hormônio cortisol liberado pelo cérebro no nosso organismo, causando uma série de problemas de saúde, inclusive nos olhos”, esclarece a especialista, Susan Yano.
Reduzir o nível de estresse é benéfico para a saúde como um todo, inclusive para os olhos. Por isso é importante adotar hábitos saudáveis na rotina, com objetivo de melhorar a qualidade de vida, como ter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos, ter o sono regulado e evitar situações de estresse.
“Além disso, é fundamental buscar atendimento médico caso a pessoa tenha alterações na visão que não melhoram ou que estejam interferindo na rotina. Isso porque esses sintomas podem ser indícios de uma doença oftalmológica grave ou até mesmo uma patologia neurológica. Caso haja perda súbita da visão, o atendimento deve ser imediato”, finaliza Susan Yano. (Com informações Organização Mundial da Saúde)