Para melhor atender os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Geral de Palmas (HGP) tem adotado medidas que estão fazendo a diferença e auxiliando na diminuição da lotação na Unidade. Tais iniciativas incluem visitas administrativas realizadas pelas equipes, gerenciamento de leitos, regulação do fluxo de entrada, seguindo a organização dos atendimentos regulados e contrarreferenciados, o que resulta em um corredor vazio e uma melhor assistência aos pacientes que buscam atendimento. Só no pronto-socorro, a unidade recebe por mês cerca de quase três mil pacientes.
A diretora de Integração Multiprofissional do HGP, Noemia Sampaio de Andrade explica que as estratégias adotadas na urgência e emergência trazem benefícios para pacientes e profissionais. “Nossos profissionais estão utilizando a ferramenta Huddle que consiste em reuniões com a equipe multidisciplinar do pronto-socorro, coordenações, diretoria, núcleos de apoio [Escritório da Qualidade, Núcleo de Segurança do Paciente e outros], lavanderia, farmácia, escriturários e representantes de todos os setores do hospital, para melhorarmos a consciência situacional e se antecipar a condições inseguras do pronto-socorro, com a finalidade de quebrar barreiras entre setores e focar no fluxo dos pacientes. Entre as vantagens desta ferramenta estão a agilidade e resolutividade do caso do paciente, com maior giro de leito”.
A Diretora complementa que “a unidade também implantou o PCP [Plano de Capacidade Plena], iniciado recentemente, onde todos os setores envolvidos no processo têm atribuições específicas e bem determinadas, que são adotadas conforme o nível do PCP, que é baseado no quantitativo de pacientes no pronto-socorro, com o objetivo de evitar a superlotação”, pontua.
O Secretário de Estado da Saúde (SES), Afonso Piva Santana destaca “que este trabalho fortalece as ações em prol da qualidade da assistência dos usuários que necessitam do HGP, maior referência em saúde pública no Estado. Estamos trabalhando para garantir a os atendimentos da população com qualidade que todos merecem e a Gestão não medirá esforços para alcançar este objetivo”, reforça.
A diretora de Integração Multiprofissional reforça que o HGP é uma unidade hospitalar de média e alta complexidade, considerada de grande porte, “por isso orientamos a população que ao necessitar de cuidados de saúde procure, primeiramente, as UBS [Unidades Básicas de Saúde], UPA [Unidade de Pronto Atendimento] ou o Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência] para ser feito um atendimento inicial se houver necessidade posteriormente estas equipes irão encaminhar o paciente ao HGP. Vale lembrar que seguindo este fluxo não prejudica aquele paciente de alta complexidade que é perfil da unidade e evitamos a superlotação hospitalar”, enfatiza.
O diretor Geral do HGP, Leonardo Toledo, ressalta a união das equipes para o melhor desempenho do Hospital, “é um trabalho conjunto das equipes da unidade, que se esforçam incansavelmente, com o suporte do governo e da Secretaria de Estado da saúde no intuito de beneficiar nossos pacientes e conduzir da melhor forma possível os atendimentos”, destaca. (Da assessoria de imprensa)