O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), com o intuito de auxiliar no cuidado da saúde mental de seus servidores, criou o projeto Psicologia On-line. A proposta de acolhimento aos servidores teve início em junho de 2020 e é realizada pela Diretoria de Regulação, Monitoramento e Avaliação do Trabalho na Saúde (DRMATS).
A psicóloga da SES e coordenadora do Projeto, Cristina Vasconcelos, esclarece que os atendimentos buscam a redução do estresse agudo, a oferta dos primeiros cuidados psicológicos e a avaliação das necessidades e das preocupações dos trabalhadores. A responsável pelo projeto complementa também que há orientação para os servidores sobre formas mais saudáveis de manejo do estresse e outras adversidades, além da busca de informações em plataformas confiáveis. “Incentivamos a ativação das redes de apoio e fazemos o encaminhamento para a rede de apoio psicossocial, quando necessário”, ressalta.
O projeto conta com uma equipe de 10 psicólogos para realizar o atendimento psicológico remoto, oferecendo um espaço acolhedor e sigiloso, seguindo as orientações do Conselho Federal de Psicologia (CFP).
Rodas de conversas
As rodas de conversas on-line com cunho psicoeducativo feitas no projeto utilizaram temas diferentes em saúde mental, como: Práticas de autocuidado em tempos de pandemia; Saúde mental frente ao novo normal; Distanciamento social: como ficam as habilidades sociais?; Como promover saúde mental no trabalho?, entre outros.
Agendar atendimento
O acesso ao serviço pode ser feito por meio de telefone; os servidores devem enviar uma mensagem, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, para o número 63 99245-7175. Caso tenha psicólogo disponível, haverá atendimento na hora; caso contrário, será feito o agendamento para atendimento posterior. (Da assessoria de imprensa)