“Vou doar pela primeira vez e me sinto muito feliz em saber que posso salvar vidas com este ato. Sempre tive muita vontade de doar e antes por problemas de saúde era impedida”. As palavras são da faturista de plano de saúde Viviane Carvalho, ao participar da campanha #ParceirosPelaVida.
A campanha, que visa mobilizar servidores a doarem sangue, teve início desta sexta-feira, 22, com a unidade móvel da Hemorrede Tocantins estrategicamente posicionada nas proximidades dos órgãos participantes. O próximo evento da campanha será realizado no dia 29 deste mês.
A iniciativa é coordenada pelo Ministério Público do Tocantins (MPE), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Receita Federal, Justiça Federal, Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Segundo a promotora de Justiça da área da Saúde, Araína Cesárea D’Alessandro, que idealizou a campanha, o objetivo é sensibilizar a sociedade para a necessidade da doação de sangue. “Insumo tão importante quanto o oxigênio. Soubemos que o retorno das cirurgias eletivas depende de um estoque seguro e por isso o Ministério Público, além de cobrar, ações resolveu participar da solução da problemática”, enfatizou.
A superintendente da Hemorrede Tocantins, Pollyana Gomes Pimenta, considerou a ação de grande importância para a sociedade. “Estamos em um período crítico em decorrência da pandemia que teve impacto nas doações e estas parcerias nos ajudam a garantir um estoque seguro para a população receptora de todo o Estado”, afirmou, acrescentando que a meta são 25 bolsas por dia.
Parcerias
A coordenadora do serviço de saúde do TRE, Mary Carlos Freire, reforçou a importância da ação em prol do coletivo devido à dificuldade que as pessoas têm de serem doadoras com alta frequência. “É preciso sensibilização e nos surpreendemos com a adesão de nossos servidores que superou a expectativa no número de doadores para o dia de hoje”, ressaltou.
O juiz federal Fabrício Roriz Bressan destacou que a Justiça Federal, como instituição pública que trabalha em prol da sociedade, aderiu à campanha para ajudar a atender a população que necessita de sangue. “Sabemos que há uma queda nas doações e que as pessoas continuam a precisar de sangue”, pontuou.
A necessidade da população também foi a motivação para a Receita Federal aderir à campanha. “Quando o estoque está baixo as pessoas ficam carentes e correm riscos, por isso nos dispomos a ajudar a intensificar as doações, participando desta iniciativa. Sou doador há aproximadamente seis anos e é importante a participação de todos que podem fazer isso”, disse o delegado Ricardo Wagner Magalhães Gomes.
Campanha
A campanha #ParceirosPelaVida seguirá durante todo o ano, sendo que as coletas entre os servidores dos órgãos participantes acontecerá a cada três meses. As equipes também estão realizando cadastro de doadores de medula óssea.
Doações
Em decorrência da pandemia pelo novo coronavírus, a Hemorrede Tocantins registrou uma queda de mais de 30% nas doações de sangue. Podem ajudar a manter os estoques que atendem a todos os hospitais (públicos e privados) do Estado, qualquer pessoa com idade entre 16 e 69 anos de idade (os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável), que estejam em boas condições de saúde. Na oportunidade da doação, deve-se apresentar documento oficial com foto.
Em Palmas, os candidatos à doação podem agendar a coleta por meio dos telefones 0800.642.8822 ou 3218-3232/7336; em Gurupi no 3312-2237 ou 3312-7545; Araguaína pelo 3411-2915 ou 3411-2916; e Augustinópolis pelo 3456-1309. (Da assessoria de imprensa)