O Governo do Tocantins, através da atuação do Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (LACEN/TO), já realizou mais de 400 mil testes de RT-qPCR para o vírus SARS-CoV-2, que é o teste “padrão ouro” para o diagnóstico laboratorial da Covid-19. O teste é utilizado como estratégia para a confirmação da doença e o monitoramento da dispersão do vírus no Estado.
Essa testagem teve início em 20 de março de 2020, quando o Ministério da Saúde (MS) iniciou a distribuição dos kits para a realização dos testes de RT-qPCR, visando a identificação da presença do gene do vírus SARS-CoV-2. Também foi feito, ainda no início da pandemia, a capacitação de um profissional biomédico do LACEN/TO, no Instituto Evandro Chagas, em Belém-PA, a fim de habilitar a execução do protocolo técnico, e repassar à equipe do Laboratório Central.
A diretora do LACEN/TO, Jucimária Dantas, esclarece que “desde o início da pandemia, a equipe do LACEN/TO foi mobilizada para colaborar nesse enfrentamento, conduzindo a organização da Rede Laboratórios públicos e privados, capacitações esclarecimentos sobre as metodologias disponíveis”.
“Também houve a ampliação da capacidade analítica e do parque tecnológico, contratação de profissionais, redimensionamento das equipes e qualificação dos profissionais que atuam nas duas unidades do LACEN (Palmas e Araguaína), assim como das unidades de saúde do Estado, especialmente quanto à coleta e acondicionamento das amostras, além da Vigilância Laboratorial que foi estruturada e publicizada”, complementou a gestora do laboratório.
Ampliação do atendimento das demandas
Desde o início do período pandêmico o LACEN/TO ampliou em mais de 19.000% a sua capacidade analítica de entrega de exames, com prazo de liberação de 24h. Além dos testes de RT-qPCR, o LACEN/TO produziu e distribuiu aproximadamente 300.000 kits para coleta de swabs combinados, também distribuiu 78.625 testes rápidos sorológicos e de pesquisa de antígenos aos municípios e unidades de saúde sob gestão estadual.
No momento, o LACEN/TO está em fase de estruturação do serviço de Vigilância Genômica, compondo a Rede Nacional de Sequenciamento Genético para o monitoramento da dispersão de variantes de patógenos de interesse em saúde pública, a exemplo do SARS-CoV-2, um marco histórico de difusão tecnológica no Brasil.
O laboratório está em constante aprimoramento dos processos de trabalho, que são adaptados ao atendimento das demandas provenientes de todos os municípios e unidades de saúde do Tocantins para a testagem para Covid-19. Prezando sempre pela qualidade e agilidade no retorno dos resultados para que sejam oportunos e colaborem na quebra da cadeia de transmissão do vírus.
“Este é um momento de enaltecer todos os servidores e colaboradores do LACEN/TO, nas unidades de Palmas e Araguaína, por esse engajamento, compromisso, empenho e serviço prestado à nossa população”, pontuou a diretora Jucimária Dantas. (Da assessoria de imprensa)