Em dezembro de 2020, a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC) divulgou as últimas estimativas sobre a carga global do câncer. O banco de dados GLOBOCAN 2020, acessível online como parte do IARC Global Cancer Observatory, fornece estimativas de incidência e mortalidade em 185 países para 36 tipos de câncer e para todos os locais de câncer combinados para o ano de 2020. Estima-se que a carga global de câncer tenha aumentado para 19,3 milhões de novos casos e 10,0 milhões de mortes em 2020.
Uma em cada 5 pessoas em todo o mundo desenvolve câncer durante a vida, e 1 em cada 8 homens e 1 em 11 mulheres morrem da doença. Em todo o mundo, o número total de pessoas vivas até 5 anos após o diagnóstico de câncer – chamado de prevalência de 5 anos – é estimado em 50,6 milhões._O câncer de pulmão é a principal causa de morte por câncer (18,0% do total de mortes por câncer), seguido por câncer colorretal (9,4%), câncer de fígado (8,3%), câncer de estômago (7,7%) e câncer de mama feminino (6,9%).
Os países com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baixo ou médio, terão os maiores aumentos relativos na incidência de câncer até 2040. Somente políticas públicas responsáveis e eficientes poderão mitigar estes resultados. Além disso, muitos desses países estão experimentando um aumento acentuado na prevalência de fatores de risco de câncer conhecidos que prevalecem atualmente em países com IDH alto e muito alto, incluindo tabagismo, dieta não saudável, excesso de peso corporal e sedentarismo._ Precisamos transformar nossos hábitos, educar a população com políticas de promoção e prevenção da saúde. (Da assessoria de imprensa)