Pacientes regulados e autorizados pela Central Estadual de Regulação, que aguardavam por procedimentos eletivos de cirurgia geral, foram beneficiados na noite desta terça-feira, 07, durante mutirão do “Opera Tocantins” realizado no Hospital Geral de Palmas (HGP). O programa faz parte da estratégia criada pela Lei Nº 3.369/2018, a qual busca dar agilidade na realização das cirurgias eletivas em todo o Estado do Tocantins.
O cirurgião-geral, Bruno de Araújo ressalta que “nós realizamos procedimentos considerados de média complexidade onde operamos pacientes que já vinham sofrendo com sintomas relacionados à vesícula biliar (colecistectomia) e usuários com dores relacionados à hérnia – hernioplastia inguinais, umbilicais e epigástricas”, enfatizou.
“Esta é mais uma ação do programa “Opera Tocantins” que vem somar às outras cirurgias eletivas realizadas nos últimos dias, e estamos trabalhando para que mais pacientes possam ser contemplados pelo programa”, afirmou o diretor geral do HGP, Leonardo Toledo.
A supervisora operacional do setor de eletivas, Maria Salete Rodrigues Rocha explica que foram contemplados “pacientes regulados, que já estão na fila aguardando cirurgia eletiva. Eles são chamados conforme ordem cronológica e de procedimento. Nosso trabalho inicia logo após a Regulação Estadual informar sobre os usuários para a ação”, concluiu.
A paciente Pâmela Princylla Sousa, de 34 anos, mora em Palmas e aguardava a cirurgia de vesícula há dois anos e meio. “Graças a Deus a cirurgia ocorreu tudo bem e hoje já vou estar de alta para me recuperar em casa.” (Da assessoria de imprensa)