Uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Hemocentro Coordenador de Palmas, e o Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (Itpac), unidade Palmas, tem fomentado a doação de sangue. Entre 15 e 30 de março, será realizada a 6ª edição do Trote Solidário do Instituto (Itrote), projeto que incentiva a doação de sangue entre novos alunos da instituição de ensino. Na manhã desta quarta-feira, 17, alguns acadêmicos já realizaram a doação.
A gerente técnica do Hemocentro Coordenador de Palmas, Eveline Leão Ávila Pessoa, explica que a parceria é motivo de gratidão. “Somos muito gratos ao Itpac, pela parceria constante conosco, e em especial por este projeto. Diante deste momento difícil, eles mobilizarem os alunos para nos ajudar, é gratificante”. A gestora complementou que “as pessoas continuam precisando de sangue, mesmo na pandemia, e não há como comprar ou fabricar o sangue. Por isso, a doação precisa ser contínua, se tornar um hábito de amor ao próximo”, afirmou.
O coordenador acadêmico do Itpac, Rodrigo Ventura Rodrigues, também realizou sua doação e pontuou que a instituição de ensino incentiva a ação continuamente. “Essa é a nossa responsabilidade social, devolver para a sociedade um pouco daquilo que ela nos dá como instituição. Por isso, incentivamos alunos e servidores a realizarem suas doações de sangue”. O gestor ainda destacou o número de doações realizadas nos últimos anos. “Todo semestre, a unidade móvel ia ao Itpac e sempre tivemos muita adesão, em média de 70% dos alunos doavam. Acreditamos que, em dois anos, mais de 3 mil doações foram realizadas”, frisou.
A aluna Tainara Ribeiro de Sousa é idealizadora do projeto e doadora regular de sangue. “Eu comecei a doar depois de notar que a demanda por sangue é grande e que precisamos ter solidariedade com o próximo. O Itrote foi uma oportunidade para incentivar com mais força a doação, porém já fazemos isso rotineiramente”, explicou.
A acadêmica do primeiro período de Medicina, Ana Luiza Rodrigues Leitão, já é doadora assídua. “Comecei a doar sangue depois que a minha irmã precisou e teve dificuldade para encontrar doadores. A partir de então, todos da minha família doam e sabemos que é o mínimo que podemos fazer”, afirmou.
Para doar
Para ser doador de sangue, é necessário estar em boas condições de saúde; pesar no mínimo 50 kg e não estar em jejum. Também é preciso evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação; ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas e estar bem alimentado. O doador pode ter entre 16 e 69 anos, sendo que jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e/ou responsáveis legais e um documento de identidade original desse responsável.
Agendamento
Em Palmas, a doação pode ser agendada pelo telefone 3218-3232; em Gurupi, no 3312-2237 ou 3312-7545; Araguaína, pelo 3411-2915 ou 3411-2916; Porto Nacional, no 3363-8321; e Augustinópolis pelo 3456-1309.
Horários de funcionamento
As unidades da Hemorrede são abertas de segunda a sexta-feira, das 7 às 18h30. Aos sábados, das 7 às 12h30, exceto a unidade do Hospital Geral de Palmas (HGP). (Da assessoria de imprensa)