Como objetivo de reduzir os índices de mortalidade materna e orientar os profissionais da Atenção Primária em Saúde (APS), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizará na segunda-feira, 5, o webinário – Atualizações no Manejo das Gestantes no cenário da Covid-19. O evento é coordenado pela Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde/Diretoria de Atenção Primária (SPAS/DAP).
O webinário tem como público-alvo os gestores e profissionais da APS e segundo a diretora de Atenção Primária da SES, Laudecy Alves, “o evento visa alertar a população em geral quanto à necessidade de cuidar das nossas gestantes, todos precisam saber que elas fazem parte do grupo de risco para a Covid-19 e que muitas mulheres estão perdendo suas vidas para essa doença. Assim o nosso objetivo macro é contribuir para a redução da mortalidade materno, fetal e infantil”, explica.
A gerente de Áreas Estratégicas para os Cuidados Primários da SES, Thaís Sales, destacou que, “além de orientar as equipes municipais no manejo clínico no pré-natal, o webinário tem como objetivo informar e fomentar a qualificação dos profissionais da saúde que trabalham no atendimento às gestantes do Sistema Único de Saúde”.
O evento tem parceria do Ministério da Saúde e traz temas que contemplam diversos aspectos da saúde das gestantes, bem como a explanação da Portaria GM/MS Nº 731, de 16 de abril de 2021, e a Lei 14.151, de 12 de maio de 2021, que determina e assegura motivos para afastamento de gestante do trabalho presencial durante o período de pandemia causada pelo vírus Covid-19, sem prejuízo do recebimento do salário.
Informações e dúvidas podem ser sanadas através do telefone (63) 3218-2732 ou por meio eletrônico redecegonha2.to@gmail.com. (Da assessoria de imprensa)