O verão tocantinense mal começou e os alertas de baixa umidade do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já estão sendo emitidos com muita frequência. Com isso, claro, a saúde da população também fica comprometida. Além dos problemas respiratórios bastante conhecidos, os olhos também merecem atenção especial nesta época do ano. A Síndrome do Olho Seco, tema da Campanha Julho Turquesa, chega a afetar 20% dos trabalhadores que ficam muitas horas expostos ao ar condicionado, segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde.
Para que possamos enxergar com nitidez, os olhos precisam estar bem lubrificados, mas com o tempo mais seco, o corpo pode não conseguir produzir líquido suficiente e aí algumas doenças como a conjuntivite e a própria síndrome do olho seco podem surgir. Para a médica oftalmologista, Millane Vieira Santos, um dos primeiros sinais de que pode ter algo errado é o desconforto de que há algo errado é o desconforto. “Qualquer dor, embaçamento e até coceira podem indicar que há algum problema relacionado à visão. Buscar um médico é sempre a melhor forma de evitar que um incômodo vire algo sério”, explica.
Na maioria dos casos de ressecamento dos olhos causado por fatores climáticos ou não, a solução pode ser bem simples como a recomendação de um colírio. Mas a oftalmologista reforça que só um especialista pode indicar qual o produto adequado para cada paciente. “Um colírio errado pode prejudicar ainda mais a visão e até causar outras doenças”, afirma a médica. Ou seja, nada de automedicação.
Cuidados com os olhos
- Use xampu neutro ou soluções oftalmológicas específicas para fazer limpeza e higiene dos cílios e das pálpebras;
- Mantenha o ar dos cômodos úmido com umidificadores ou bacias com água em dias mais secos;
- Beba bastante água para manter a hidratação do corpo;
- Evite coçar os olhos. Além de ser um fator de risco para doenças oculares graves, esse hábito pode levar micro-organismos, como vírus e bactérias, para os olhos e causar infecções oculares, como por exemplo a conjuntivite;
- Use óculos com proteção UV em locais externos, para reduzir exposição dos olhos ao sol, vento e poeira;
- Mantenha o ar dos cômodos úmido com umidificadores ou bacias com água em dias mais secos;
- Evite que ventiladores e ar condicionados fiquem virados diretamente para os olhos, pois o vento pode piorar o ressecamento ocular;
- Não se esqueça de piscar. Quando ficamos em frente a telas como computador, celular e televisão