Segundo um estudo recente publicado na revista científica Radiologia Brasileira, do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), a tomografia computadorizada (TC) do tórax, aliada a exame laboratorial RT-PCR levam ao diagnóstico preciso da Covid-19.
Nesse período de pandemia, o TC do tórax registrou crescimento médio de 120% em todo o país, segundo dados de algumas empresas do setor, o que reforça a importância para que médicos façam o diagnóstico da doença.
Para o médico do Centro de Diagnóstico Tocantins (CDT), José Antônio Fragoso Borges Filho, pelo exame de imagem é possível avaliar a gravidade da doença. “Ou seja, é possível verificar quanto a COVID – 19 está acometendo o pulmão e de que maneira. A tomografia é o principal meio para checar a progressão da doença, e pode detectar eventuais sequelas e alterações pulmonares, contribuindo para um tratamento posterior”, explicou.
Exame
A tomografia possui alto nível de detalhamento. Geralmente, dura de 5 a 10 minutos e só pode ser realizada após uma solicitação médica. Durante o exame, o paciente permanece deitado e imóvel, enquanto o equipamento capta as imagens necessárias para a futura avaliação médica. (Da assessoria de imprensa)