A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que o Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde (MS), está disponibilizando, temporariamente, até julho de 2021, a vacina Pneumocócica Conjugada 13-valente, para pacientes com doenças cardiovasculares e outros grupos prioritários como imunodeprimidos, com asplenia anatômica e funcional, portadores de implante coclear, pacientes com doenças pulmonares que ainda não tenham recebido uma vacina pneumocócica anteriormente.
O objetivo é otimizar o uso das doses disponíveis desse imunizante. Em ofício liberado pelo MS, a Coordenação geral do Programa Nacional de Imunização (PNI) informa que tal medida se deve ao fato de haver em estoque 731 mil doses, sendo necessário otimizar o uso das doses disponíveis que estão nos Centros de Referência a Imunobiológicos Especiais (CRIEs).
Segundo a gerente de Imunização da SES, Diandra Rocha, “a vacina pneumocócica conjugada 13 valente previne cerca de 90% das doenças graves, como pneumonia, meningite e otite causadas por 13 sorotipos de pneumococos”. (Da assessoria de imprensa)