Na terça-feira, 30, acontece a solenidade e plenária de abertura da 10ª Conferência Estadual de Saúde do Tocantins. O evento se dará até o dia 31 de maio, no Centro de Convenções Parque do Povo, em Palmas e é um dos mais importantes espaços de diálogo entre Governo e sociedade. O evento é aberto ao público e no total são esperados mais de 1.200 participantes.
O evento realizado de quatro em quatro anos, traz como tema ‘Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia’ e tem entre os objetivos, avaliar a situação de saúde, elaborar propostas e definir as diretrizes que devem ser incorporadas na elaboração do Plano Plurianual de Saúde e do Plano Estadual de Saúde.
Foram realizadas conferências municipais nos 139 municípios do Tocantins, onde foram eleitos 800 delegados. Os delegados são compostos por 50% de usuários do SUS, ou seja, população que não tem vínculo empregatício com o município, 25% é composto por trabalhadores da saúde e os demais 25% são representantes dos gestores municipais. Destes 56, seguindo o mesmo critério de composição, participaram da 17ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada de 2 a 5 de julho de 2023, pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), juntamente com o Ministério da Saúde, em Brasília.
Mais de mil propostas foram encaminhadas pelos municípios tocantinenses, para a etapa estadual. Das sugestões enviadas, 80 serão discutidas durante a 10ª Conferência Estadual de Saúde do Tocantins. “Durante a conferência essas propostas serão debatidas, e 25 dessas propostas serão escolhidas para serem levadas à Etapa Nacional. As conferências municipais geraram propostas que iremos discutir e escolher quais dessas são relevantes para a melhoria das ações no sistema único de saúde, em âmbito, municipal, estadual e nacional. As propostas escolhidas na conferência são levadas para etapa nacional e subsidiam a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS)”, ressaltou o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Mário Benício.
O presidente do CES, Mário Benício, destacou ainda a importância da participação dos delegados e sociedade. “É nos espaços das conferências que a sociedade se articula para garantir os interesses e as necessidades da população na área da Saúde e assegurar as diversas formas de pensar o SUS, assim como para ampliar, junto à sociedade, a disseminação de informações sobre o sistema, para fortalecê-lo”.
Programação
Dia 30 de maio
07h – início do credenciamento
08h 30 – Momento Cultural
09h30 – Abertura Oficial (Composição da Mesa)
10h10 – Apresentação do Regulamento da 10a Conferencia Estadual de Saúde
10h30 – Palestra -Tema Central “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a
Democracia – Amanhã vai ser outro dia”.
11h15 – Debate
11h 45 – Fala do coordenador da Conferência
12h – Almoço
14h – Palestra: “O Brasil que temos. O Brasil que queremos”
14h30 – Palestra “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”
15h – Palestra “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”
15h30 – Palestra “Amanhã vais ser outro dia para todas as pessoas”
16h – Debate
17h – Apresentação de grupos de trabalho
18h – Encerramento
Dia 31 de maio
08h – Atividade Cultural
09h – Atividades em Grupos
11h – Entrega das Propostas dos Grupos
11h 15–Momento Talento
12h – Almoço
14h – Plenária Final – Aprovação das Propostas e Moções
16h 30 – Eleição dos Delegados
17h – Coffee-Break
18h – Encerramento
(Da assessoria de imprensa)