14 respiradores, 31 monitores e 10 oxímetros com defeito originados de unidades de saúde do Tocantins seguem para manutenção gratuita em São Paulo na próxima segunda-feira, 4. A coleta e encaminhamento dos aparelhos é resultado da iniciativa dos Ministérios da Saúde e da Economia, das indústrias General Motors e Sousa Cruz com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Essenciais para o tratamento de complicações ocasionadas pela Covid-19, os respiradores consertados voltam para o estado em aproximadamente 20 dias. As orientações para os estabelecimentos de saúde do Tocantins que ainda quiserem aproveitar o prazo até esta quinta-feira, 30, para envio de equipamentos são repassadas pelo SENAI por meio do telefone (63) 99974-6172, via e-mail respiradoresto@sistemafieto.com.br ou no link www.senai.br/respiradores.
A estimativa é que cada respirador recuperado poderá atender até dez pessoas. Os respiradores mecânicos são essenciais no tratamento de doentes que apresentam sintomas graves da Covid-19, pois a Síndrome Respiratória Aguda Grave é um dos efeitos mais sérios da doença. Todos os respiradores depois de recuperados são testados, certificados e validados por empresas especializadas que irão emitir o laudo de aprovado para uso imediato nos Hospitais de origem. (Da assessoria de imprensa)