Um importante passo para a consolidação do Novo Ensino Médio foi dado nesta terça-feira, 8, com a abertura da 2ª Consulta Pública do Documento Curricular no Território do Tocantins para a etapa final da educação básica. A consulta ficará disponível entre os dias 08/12/2020 e 11/01/2021 para que os educadores tocantinenses possam encaminhar suas colaborações.
Os formulários para as contribuições estão disponíveis no site da Seduc, na página da 2ª Consulta Pública para o DCT do Ensino Médio. O documento curricular do ensino médio está organizado por área do conhecimento (Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e suas tecnologias, Linguagens e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias).
O evento que marcou a abertura da 2ª Consulta Pública foi realizado, de maneira digital, com a participação da secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, e contou com palestra da educadora Kátia Smole.
Em sua fala, a titular da Seduc destacou a importância da construção coletiva do documento que irá nortear o ensino e a aprendizagem no ensino médio em todo o território do Tocantins. “É incrível ver como este trabalho está sendo bem articulado, com os educadores contribuindo. Este é o nosso objetivo, fazer um chamamento aos nossos profissionais que trabalham na ponta, com nossos alunos. Vamos fazer valer essa experiência da sala de aula”, pontuou.
Ainda conforme a secretária, o Documento Curricular do Ensino Médio contempla a educação dos jovens visando ao futuro dos cidadãos no Tocantins. “Com a reelaboração do currículo do ensino médio e a reformulação dos itinerários formativos, o Tocantins conclui a elaboração do documento curricular. É um momento histórico, pois esse novo currículo está sendo construído com um olhar para as nossas juventudes de forma dialogada e focada no protagonismo”, frisou.
Palestra
Ex-secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Katia Smole é doutora em Educação pela Universidade de São Paulo e diretora do grupo Mathema de formação e pesquisa e do Instituto Reúna. Além disso, foi membro do Conselho Nacional de Educação e, atualmente, é conselheira do Conselho Estadual de Educação de São Paulo.
Em sua fala, Katia destacou a evolução do ensino com as mudanças que estão sendo implantadas na etapa final da educação básica. Assim como Adriana, ela reforçou que o Novo Ensino Médio possibilitará ao estudante se aprofundar em áreas de conhecimento que tenha mais interesse ou afinidade.
Além disso, ela reforçou que essas mudanças contribuirão para reformular, em nível não apenas local, mas em um contexto nacional. “Estamos finalizando a etapa do ensino médio do currículo da educação básica brasileira. O currículo referencial da educação básica, assim como a Base Nacional Comum Curricular, não são apenas para as escolas públicas, mas para todas as escolas. Como eu quero formar o cidadão do território do Tocantins, que compõe o cenário global? Nós formamos um estudante aqui que poderá tomar decisões que vão impactar um ambiente muito maior”, completou.
Cronograma
As palestras sobre o documento curricular ainda seguem durante a quarta-feira, 9. No período da manhã, a partir das 9h, o tema será ‘Formação geral e itinerários formativos – Ciências Humanas’, com os professores Malu Macedo, Wiliam Costa, Rafael Machado e Jonara Lucia.
No período vespertino, o tema será ‘Formação geral e itinerários formativos – Linguagens’. A palestra começará às 15h e contará com a participação das professoras Sâmia Maria, Eliziane de Paula e Alessandra Oliveira.
Novo Ensino Médio
O Novo Ensino Médio é uma proposta que busca consolidar, aprofundar e ampliar a formação iniciada no ensino fundamental de uma forma mais interessante, flexível, diversificada e que se conecte aos interesses dos estudantes e favoreça reflexões sobre seu Projeto de vida.
O currículo redireciona o foco dos conteúdos para o desenvolvimento de competências e habilidades. Assim, além de ser trabalhado com os estudantes o que devem saber, trabalha-se também o que devem saber fazer com o que aprenderam, ou seja, aperfeiçoar a capacidade de relacionar teoria e prática. Estimulando, assim, o protagonismo. (Da assessoria de imprensa)