Os guardas metropolitanos terão um novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). O anúncio foi feito pelo prefeito Eduardo Siqueira Campos (Podemos) durante a cerimônia de comemoração dos 32 anos da corporação (GMP), realizada na manhã desta segunda-feira, 10, no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues. “Não há reconhecimento melhor do que a valorização da categoria. Eu envio hoje para a Casa Civil a mensagem com o novo Plano de Cargos e Carreiras da Guarda”, declarou o prefeito.
AGENDA
Além do anúncio do novo PCCS, a cerimônia contou com homenagens a membros da corporação e autoridades, além da entrega simbólica de novos armamentos. Entre os homenageados estavam o próprio prefeito, que criou a GMP em 1993, durante seu primeiro mandato, e o subinspetor Acácio de Souza Dares (in memoriam), falecido em 2021, vítima da covid-19. A família do subinspetor recebeu a honraria.
ATUAÇÃO DA GUARDA
Na ocasião, o comandante da Guarda, Gilmar Fernandes, destacou o crescimento da instituição. “Hoje temos o grupamento operacional, a Romu, o grupamento ambiental, que realiza um importante trabalho junto à Fundação Municipal de Meio Ambiente, e um projeto social com a música que tem transformado vidas”, afirmou.
CONVOCAÇÃO DE MAIS APROVADOS
Durante o evento, Eduardo Siqueira Campos também anunciou que pretende ampliar a presença da corporação em todos os setores da Capital e convocar mais aprovados no concurso. “A Guarda é um patrimônio do povo de Palmas. Ela nasceu, como todos os guardas, para cuidar dos prédios e espaços públicos, mas se transformou. Hoje, é um braço de proteção social, que pode realizar buscas e apreensões, em alguns casos utilizar armamento e mantém contato com segmentos especializados na defesa da sociedade. Vamos trabalhar para ter unidades da Guarda Metropolitana espalhadas por toda a cidade, para que o cidadão não tenha apenas a sensação de segurança, mas para que esteja efetivamente seguro”, ressaltou.