Com o tema “O Brasil da Década dos Afrodescendentes: Reconhecimento, Justiça, Desenvolvimento e Igualdade de Direitos”, a 4ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial será realizada em Palmas no dia 6 de fevereiro, das 8 às 18 horas, no auditório do Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica), da Universidade Federal do Tocantins (UFT).
As inscrições já estão aberta e podem ser acessadas no site da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), podendo ser efetivadas até as 23 horas do dia 5 de fevereiro.
Entre setembro e novembro ocorreram as Reuniões Temáticas da Conferência nos municípios de Gurupi, Porto Nacional, Araguaína, Augustinópolis, Dianópolis e Arraias, contemplando todas as regiões do Estado.
Os quatro eixos abordados durante os encontros, que serão rediscutidos de forma mais ampla em contexto estadual, na perspectiva do enfrentamento ao racismo institucional, são: do reconhecimento dos afrodescendentes; da garantia de justiça aos afrodescendentes; do desenvolvimento dos afrodescendentes; e discriminação múltipla ou agravada dos afrodescendentes.
A realização é do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Cepir), juntamente com a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio de sua Diretoria de Direitos Humanos e da Gerência de Promoção da Igualdade da Igualdade Racial, e a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE) em parceria com outras instituições governamentais e não governamentais. (Da Secom Tocantins)