O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) recebeu na tarde de quinta-feira, 7, a comitiva técnica que representará o Tocantins na 29ª Conferência do Clima (COP29) da Organização das Nações Unidas (ONU), que será realizada a partir de segunda-feira, 11, em Baku, no Azerbaijão. Estiveram presentes o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis; o presidente da Tocantins Parceiras (Topar), Aleandro Lacerda; a superintendente de Gestão de Políticas Públicas Ambientais da Semarh, Marli Santos; e a diretora de Inteligência Ambiental do Clima e Floresta, Cris Peres.
BUSCA PELO APOIO DE LÍDERES INTERNACIONAIS
Wanderlei Barbosa revelou o que espera da equipe do governo estadual. “Quero que representem o Tocantins demonstrando nossa preocupação com a causa ambiental. Participem dos paineis e apresentem nossos projetos de proteção ambiental. Falem sobre nossas ações contra o desmatamento, a contenção de focos de incêndio e o cuidado com as matas ciliares e nascentes, e busquem apoio para que líderes internacionais possam assinar nossos projetos e destinar mais recursos para nossas ações de preservação”, afirmou.
ANTECIPAR AÇÕES CONTRA O DESMATAMENTO E INCÊNDIO
O governador também reforçou a necessidade de intensificar as ações de preservação para o próximo ano, antecipando o planejamento para o combate aos focos de incêndio e ao desmatamento. “Este ano tivemos muitos focos de queimadas, e é imprescindível um trabalho sólido de proteção ambiental. Vidas foram perdidas em meio ao fogo, por isso precisamos colocar as brigadas em campo logo no início da temporada, com o apoio do programa Foco do Fogo, que deve chegar às comunidades rurais e escolas para conscientizar sobre os prejuízos das queimadas para nossa flora e fauna”, destacou.
AGENDA EM BRASÍLIA
Marcello Lelis, por sua vez, relatou os resultados de uma reunião ocorrida na última quarta-feira, no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Na ocasião, o Pacto Interfederativo para a Prevenção e o Controle do Desmatamento Ilegal e dos Incêndios Florestais no bioma Cerrado foi firmado, envolvendo os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, o chamado Matopiba.
PROGRAMAÇÃO
A agenda do Tocantins na COP29 terá início na quinta-feira, 14, com a participação em paineis que tratam do acesso ao mercado de carbono florestal, desenvolvimento de baixas emissões e adaptação às mudanças climáticas. A agenda tem início como painel “A submissão dos programas jurisdicionais de REDD+ ao padrão ART TREES: o Caso do Tocantins” e na sexta-feira, será tratado o seguinte tema: “Em tempos de mudanças climáticas: desafios do combate aos incêndios florestais na temporada de fogo na Amazônia Legal”.