O programa de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas tem novo coordenador, o titular da 13ª Zona Eleitoral, de Cristalândia, Eustáquio de Melo. O magistrado acompanha a partir desta segunda-feira, 18, mais uma ação do projeto na comunidade indígena da etnia Javaé, localizada na Ilha do Bananal. A agenda segue até sexta-feira, 22. O juiz assumiu a função no último dia 29 de agosto.
SUBSTITUIÇÃO
O juiz eleitoral assume a coordenação após a saída do juiz Wellington Magalhães, que conduzia o programa desde 2018. Para Eustáquio de Melo, estar à frente do projeto é uma responsabilidade que encara “com profundo respeito e comprometimento”. “Minhas expectativas são altas. Pretendo trabalhar de forma colaborativa, ouvindo ativamente as vozes das comunidades indígenas e garantindo que suas necessidades, aspirações e direitos sejam priorizados”, afirmou o magistrado.
AÇÃO NA ILHA DO BANANAL
O evento conta com a parceria de várias instituições e será realizado nas aldeias Canoanã nesta segunda-feira, 18, São João (dia 20), pertencentes à 15ª Zona Eleitoral de Formoso do Araguaia e na aldeia Boto Velho (dia 22), em Lagoa da Confusão, da competência da 13ª Zona Eleitoral de Cristalândia. Os atendimentos visam estreitar os caminhos entre a Justiça Eleitoral e os povos originários, atuando de maneira inclusiva, ofertando diversos serviços juntamente com os parceiros, que garantem o pleno exercício dos seus direitos civis.