A Prefeitura de Miranorte, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu na abertura do ano letivo a implementação do 1º módulo do Projeto de Formação Continuada de Professores da Rede Municipal de Ensino, intitulado “Ressignificando a Prática Docente – Visão Crítica e Perspectiva de Mudança” nos dias 17 e 18, reunindo assim cerca de 180 profissionais de educação entre eles professores da educação infantil, ensino fundamental, coordenadores pedagógicos, diretores e técnicos da Semed.
A formação foi ministrada com temáticas inovadoras e atividades de cunho prático. O curso “Comportamentos de alto desempenho: Potencializando as Lideranças Pessoal e Profissional no Ambiente de Trabalho”, trabalhado pela pedagoga e profissional Coaching Lilian Gama, teve como objetivo “Desenvolver a competência Gestão de Pessoas para promover habilidades na aplicação de métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano na instituição”.
Este foi desenvolvido através de aulas expositivas de caráter geral sobre os pontos propostos, seguidos de instrumentos e métodos planejados a partir de técnicas de Coaching. Ainda, foi ministrado pela Pedagoga Markes Cristiana o Curso Planejamento e avaliação que teve como objetivo analisar a prática pedagógica o planejamento de ensino e avaliação sob a luz da Base Nacional Curricular Comum.
Para o prefeito de Miranorte, Antonio Carlos Martins Reis, o investimento em formação continuada do professor é uma prerrogativa para a qualidade da educação. “A formação continuada vem sendo considerada uma questão fundamental nas políticas públicas para a educação nesta gestão. Essa é a solução mais eficiente para garantir ensino de qualidade. Professores mais capacitados influenciam nos bons resultados obtidos pelos alunos e nos nossos índices”.
Corroborando com essa ideia, o secretário municipal de Educação, Sebastião Ferreira, ressalta que “a formação continuada de professores e gestores é também uma possibilidade de aprofundamento teórico e uma preocupação da Secretaria Municipal de Educação”. “Não há caminho melhor para se construir uma escola digna de verdade se não for com professores qualificados e conscientes das suas missões como educadores”, diz.
Segundo a professora Eva Alves de Brito, o encontro trouxe inúmeros desafios e aprendizagens: “Começar o ano letivo refletindo sobre minha prática na escola através de um curso dessa magnitude significa iniciar uma importante etapa da vida. Sem dúvida o curso foi além das expectativas e tem melhorado, consideravelmente, o trabalho que venho desenvolvendo na escola”. (Com informações da assessoria de imprensa)