Comprometido com o combate ao assédio e a discriminação no ambiente de trabalho, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Secad) e da Unidade Certificadora do Tocantins (Unicet), realizou na manhã desta terça-feira, 6, no auditório da Escola de Gestão Fazendária (Egefaz), o 1° Workshop com servidores do Executivo Estadual com foco na conscientização sobre todas as formas de assédio e discriminação praticadas no serviço público.
O secretário de Estado da Administração, Paulo César Benfica, realizou a abertura do evento e reforçou o empenho do Governo em promover o combate por meio da capacitação. “Infelizmente, nossa sociedade ainda é cheia de conceitos enraizados e nos cabe implantar essa política de combate. Estou orgulhoso de saber que estamos promovendo, pela primeira vez no Tocantins, um debate sobre este assunto, para que se torne prática lutarmos contra esse tipo de comportamento”, ressaltou. O Workshop faz parte de uma série de ações voltadas ao combate do Assédio e da Discriminação, que teve início no mês de outubro com uma live transmitida no canal do YouTube da Unicet.
O diretor de Capacitação Continuada da Unicet, Eliardo Rodrigues, pontuou a importância de qualificar os servidores para atuação em situações de assédio e discriminação. “Esse evento é uma vitória, um grande avanço. Nossos servidores precisam saber como lidar em situações desse tipo e, para que isso ocorra, é necessário promover o ensino e o debate sobre o tema”, frisou.
No decorrer do Workshop, os cursistas participaram de oficinas voltadas às temáticas como: consequências psicológicas de quem sofre assédio moral ou sexual no ambiente de trabalho; assédio moral e sexual no ambiente de trabalho e seus aspectos jurídicos; assédio sexual: como identificar, denunciar e tratar e efeitos e consequências do assédio moral, sexual e discriminação no ambiente de trabalho.
Participaram como mediadores do Workshop os psicólogos Flávio Alexandre Mendes e Gabriel Vinicius Martins; o psiquiatra perito na Junta Médica, Flávio Veloso; a gerente de Promoção à Saúde da SES-TO, Simone Gondim; e a advogada e conselheira da OAB-TO, Kattyane de Sá.
O curso
O curso Assédio e Discriminação no Ambiente de Trabalho foi realizado em formato híbrido, com carga horária total de 80 horas. O curso foi dividido em três etapas. A etapa um na modalidade a distância, no ambiente virtual da Unicet; a etapa dois o workshop com carga horária de 20 horas, com apresentação e discussão de produção científica sobre os temas assédio e discriminação. Já a etapa três será a elaboração de um documento para composição da política de governo com indicação de ações de combate ao assédio no ambiente de trabalho. (Da assessoria de imprensa)