Pelo segundo ano consecutivo, a Secretaria de Estado da Administração do Estado do Tocantins (Secad) tem projeto selecionado para apresentação no 12° Congresso Consad de Gestão Pública. O evento, realizado pelo Conselho Nacional de Secretários da Administração, é considerado um dos maiores simpósios nacionais voltados para a gestão pública do território brasileiro, e ocorre entre esta terça, 22, e a quinta-feira, 24, em Brasília, capital do País. Participarão dos painéis o secretário da Administração, Paulo César Benfica Filho; o psicólogo da Junta Médica, Flávio Barros; e o psiquiatra Flávio Veloso Ribeiro.
Nesta edição do Congresso, a Secad apresentará, aos demais participantes, o Programa de Saúde Mental do Servidor, intitulado O trabalho que alimenta a alma também é capaz de adoecê-la, um olhar sobre fazer saúde mental no serviço público estadual – Programa Saúde Mental Tocantins, que, até o ano de 2021 era apenas um projeto da Junta Médica Oficial do Estado do Tocantins (JMOE). Projeto este que teve início no ano de 2020, e tem como foco o cuidado em saúde mental do servidor público do Estado, principalmente depois da pandemia.
Flávio Barros destaca que essa é uma oportunidade de dividir conhecimento com outras instituições do Brasil e, quem sabe, proporcionar e motivar eles a desenvolverem e aplicarem o trabalho idealizado pela Secad, por meio da Junta Médica, em seus respectivos órgãos. “No Consad de 2022, alguns representantes de outros estados vieram nos procurar, inclusive, para perguntar se poderiam usar nosso projeto como base para eles desenvolverem lá, porque ainda não existia esse tipo de prática nos estados deles. Com isso, constatamos que possuímos um certo pioneirismo nesse assunto, e, também, mostra a eficiência do trabalho que a Secad tem com os seus servidores”, frisa o psicólogo.
Consad
O congresso Consad, realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração, é considerado um dos principais eventos de gestão pública do Brasil e é um congresso voltado ao debate, trocas de experiências, apresentações de trabalhos executados no serviço público de todo o país, com projetos que deram certo no setor público.
A 12ª edição do congresso tem como tema Novas possibilidades para a gestão pública e conta com debates voltados para diversas áreas, divididos em Grupos de Trabalhos (GT) de Gestão de Pessoas; Governo Digital; Compras Públicas e Concessões e Parcerias Público-Privadas (PPP); Escolas de Governo; Transformação Digital; Ciência de Dados; Comunicação Institucional; Responsabilidade Ambiental, Social e Governança, além de Transição de Governo.
O secretário de Estado da Administração, Paulo César Benfica Filho, ressalta que participar de um congresso sobre gestão pública, tal qual o Consad, é uma oportunidade única para aprender, compartilhar, colaborar e se envolver com as principais questões e tendências que moldam a gestão dos setores públicos de todo o País. (Da assessoria de imprensa)