Com o objetivo de padronizar e estabelecer rotinas de trabalho voltadas para o eSocial em todo o Executivo Estadual, a Secretaria de Estado da Administração realizou de 8 a 11 de novembro, um treinamento com equipes de todos os órgãos estaduais.
“A Secad quer garantir que o fluxo de atividades no eSocial esteja focada nas necessidades do usuário de serviços públicos, na melhor maneira para envio de documentos e celeridade no andamento dos processos em sua execução”, afirma a contadora da Gerência de Gestão Financeira e Orçamentária, Darci Mendes.
O intuito do treinamento, que inclui os setores de Recursos Humanos, Financeiro e Contabilidade dos órgãos estaduais, é unificar e organizar. “Pensando em reduzir custos e tempo gasto, essa ação com os órgãos busca alcançar de forma simples um padrão e uma gestão eficiente nesta prestação de informações”, afirma a superintendente de Administração e Finanças, Cleomar Arruda.
Sobre o eSocial
O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) foi instituído pelo Decreto Federal n° 8.373, de 11 de dezembro de 2014, e tem por objetivo desenvolver um sistema de coleta de informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias, armazenando-as em um Ambiente Nacional Virtual, a fim de possibilitar a utilização de tais informações para os devidos fins, bem como para a apuração de tributos e a contribuição para o FGTS.
A funcionalidade do eSocial para recepcionar as informações dos órgãos públicos foi desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), em parceria com a Receita Federal do Brasil.
Os órgãos públicos e organizações internacionais compõem o Grupo 4 de obrigados ao sistema, que foi instituído como instrumento de unificação, padronização, validação, armazenamento e distribuição das informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas de empresas, empregadores pessoa física (exceto domésticos), produtores rurais, órgãos públicos e organizações internacionais. (Da assessoria de imprensa)