A titular da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, participou nesta sexta-feira, 23, do plantio de mudas no Hospital de Amor (HA) de Palmas, promovido pela Associação Tocantinense dos Biólogos (ATOBio) com a adoção de área verde no local, em parceria com outras entidades. No espaço será formado um pomar somente com árvores frutíferas do Cerrado.
Conforme a presidente da ATObio, Adriane Feitosa Valadares, a Associação pretende ainda auxiliar no processo de cura dos pacientes, por meio da beleza cênica e conforto térmico, além de valorizar a flora local e colaborar com o processo de preservação do cerrado.
Para Adriana Aguiar, fazer parte deste momento é um marco em sua história pessoal e como gestora. “Poder contribuir com esse projeto tão grandioso, que é o Hospital de Amor de Palmas, é uma grande emoção. Dá uma grande satisfação saber que essas mudinhas aqui se transformarão em um pomar com uma grande diversidade de frutas do cerrado e que vai ser um local de refúgio e tranquilidade para os pacientes. Tudo foi muito bem elaborado pela ATObio, desde a escolha de cada espécie, até o contato com as entidades aqui representadas, que serão multiplicadoras dessa ideia. Esse é o início de um vínculo entre a Seduc e o Hospital de Amor”, frisou a secretária.
A presidente da ATObio ressaltou a importância das parcerias para a divulgação, mobilização e no plantio, propriamente dito. “Cada um dos parceiros aqui representados são importantes agentes nesse projeto. Nosso intuito é que possam reproduzir essa iniciativa, não apenas no hospital, mas também em outros ambientes da nossa cidade”, lembrou Adriane.
Além da área adotada nesta sexta-feira, o engenheiro responsável por toda a estruturação do Hospital de Amor, Gustavo Ruza, revelou que há muitos outros espaços verdes a serem adotados no HM. “Fazemos um chamamento para novos parceiros, pois temos muitas outras áreas a serem adotadas. O Hospital sobrevive de parcerias e doações. Todos são bem-vindos nesse projeto de amor”, ressaltou.
A arquiteta Mônica Avelino, idealizadora do projeto do Hospital de Amor de Palmas, enfatizou que “a ideia é desenvolver espaços de convivência arborizados, com paisagismo, floridos, que atraiam pássaros, e que trazem mais leveza ao ambiente hospitalar. Tudo isso ajuda muito no tratamento dos pacientes”.
Hospital de Amor de Palmas
Os presentes realizaram uma visita guiada para conhecer detalhes das instalações da unidade de saúde, que será referência no Tocantins e região Norte do País, no tratamento e prevenção do câncer.
O Hospital de Amor é uma instituição filantrópica com sede em Barretos, São Paulo. A unidade de Palmas está sendo construída nos mesmos padrões de excelência no tratamento e prevenção do câncer. As instalações ocupam uma área de 54 mil m². Serão cerca de 25 mil metros de área construída quando a obra for finalizada.
Participações
Outras entidades foram representadas no plantio desta sexta-feira: Cid Muraishi, da Associação dos Engenheiros Agrônomos; Conceição Priviero, do Fórum Tocantinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos; Kyldes Vicente, Pró-reitora da Unitins; e Mônica Luzia Marques, presidente da Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer do Tocantins, além da vice-presidente da ATOBio, Renata Acácio. (Da assessoria de imprensa)