O Prêmio Innovare reuniu a comissão julgadora na segunda-feira, 30 de setembro, para escolher os finalistas da 16ª edição. Entre os concorrentes da premiação por iniciativas de modernização, democratização e efetividade do Judiciário está um tocantinense, o advogado Irineu Vagner Junior Valoeis, de Augustinópolis.
Núcleo de Advocacia Voluntária Itinerante
Irineu Vagner Junior Valoeis concorre ao prêmio na categoria advocacia. Ele é responsável por criar o Núcleo de Advocacia Voluntária Itinerante (Navi), que capacita alunos do curso de Direito da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) – com sob supervisão de professores e orientação do Núcleo de Prática Jurídica – para realizar atendimento às comunidades da região do Bico do Papagaio. A iniciativa está em andamento desde novembro de 2018, retirando dúvidas, promovendo mediações e conciliações, ingressando com processos judiciais aos menos favorecidos de forma gratuita e com qualidade.
Seleção
Ao todo, 617 práticas de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal participaram da seleção: 419 com o tema Direitos Humanos e 198 com tema livre. O trabalho de análise realizado pela comissão julgadora foi feito com base nas fichas de inscrição e nos relatórios preparados pelos consultores do Innovare, advogados parceiros do instituto, que visitaram 419 práticas; e do Datafolha, profissionais especializados que foram até cada cidade para conhecer 167 iniciativas em todo o Brasil.
Data da premiação
Escolhidas as práticas finalistas, a próxima fase será a premiação, que acontece no dia 3 de dezembro, em Brasília. Ao todo, 12 iniciativas foram escolhidas.