A Agência de Mineração do Tocantins (Ameto) passa a representar a Agência Nacional (ANM) no Estado. O protocolo de intenções entre os órgãos foi assinado nesta quarta-feira, 29, em solenidade no Palácio Araguaia. O convênio visa a realização de projetos que impulsionem a atividade de extração mineral. “Vai nos trazer uma oportunidade muito grande. Eu sempre digo que temos que transformar esse Estado, industrializá-lo, […] e é por meio dessas parcerias que vamos alcançar esses resultados”, disse o governador Mauro Carlesse (PSL). Pela ANM, os diretores Tasso Mendonça Junior e Débora Toci Puccini estiveram presentes.
Impulsionar a exploração de minerais
Secretário da Indústria e Comércio e Serviços (SICS) e presidente da Agência de Mineração do Tocantins, Tom Lyra vê a parceria como um marco importante para o Tocantins. “O termo de cooperação traz a possibilidade de somarmos os conhecimentos sobre os recursos minerais do Estado e a capacidade técnica dos nossos profissionais para atuar de forma mais assertiva. Esse convênio sinaliza que o Tocantins está habilitado para representar a Agência Nacional de Mineração e por sinal é o primeiro estado brasileiro a fazer esse tipo de convênio. Essa iniciativa vai impulsionar o mercado de exploração de minerais e fortalecer o mercado de trabalho e a geração de renda para o povo tocantinense,” defendeu.
Atração de empresas
A diretora nacional da ANM, Débora Puccini, destacou a estrutura do Estado para desenvolver as atividades. Segundo a diretora, a parceria vai permitir a atração de empresas e, consequentemente, a geração de empregos e renda para a população. “Vai gerar emprego local e é isso que a gente quer. Cada empresa dessa que for implantada vai gerar empregos diretos e outros indiretos, movimentando toda uma cadeia. Parabéns ao Governo do Tocantins pela ousadia”, elogiou.
Presenças
O evento contou com a presença do senador Eduardo Gomes (MDB); do presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Andrade (PSL); empresários do ramo de mineração; deputados; prefeitos e secretários de Estado.