A Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) foi oficialmente aberta em solenidade nesta quarta-feira, 15, segundo dia da programação que se estende até sábado, 18. A edição deste ano conta com cerca de 950 expositores e a expectativa do Estado é que o evento receba 200 mil visitantes e movimente R$ 3 bilhões em negócios. Em discurso, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) destacou a evolução da Agrotins e projetou melhorias. “Começa a mudar de rosto. Agora, temos acesso ao lago e estamos fazendo a pavimentação de toda a feira, que, no ano que vem, estará concluída. Este não será um ambiente para ser usado apenas 4 ou 5 dias por ano, queremos desenvolver um projeto nesta área, com uma estrutura para receber as pessoas nos finais de semana e durante todo o ano”, afirmou.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E AJUDA AO SUL
Wanderlei Barbosa também fez referência ao tema da edição da Bioeconomia e defendeu o desenvolvimento sustentável. “Queremos que eles venham e façam a produção do Tocantins crescer. Nós temos que fazer isso de maneira equilibrada e sustentável, cuidando do meio ambiente. Esse é o grande desafio do Brasil e do Tocantins: produzir de maneira sustentável, entendendo a importância do meio ambiente, das matas ciliares e das nossas nascentes”, reforçou. O governador também reservou para prestar solidariedade ao estado gaúcho, que sofre com uma crise climática. O Estado já arrecadou mais de 10 toneladas de alimentos. “ Nós somos uma única nação, nós somos uma pátria só. Não podemos ver nossos irmãos no Rio Grande do Sul e não fazer nada”, afirmou
WANDERLEI E LAUREZ LADO A LADO
A abertura da Agrotins também foi o palco que colocou o vice-governador Laurez Moreira (PDT) lado a lado de Wanderlei Barbosa pela primeira vez depois do chefe do Poder Executivo admitir que há “dificuldades de relacionamento” entre os dois. O distanciamento ocorre após a especulação de um possível encontro entre o pedetista com os principais opositores do Palácio Araguaia, senador Irajá Silvestre (PSD) e a ex-ministra Kátia Abreu. O político negou veementemente em nota e adotou o mesmo tom em discurso na abertura da feira, reforçando o compromisso com o governador. O evento contou com a presença maciça de lideranças, como a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), e representantes dos demais 138 municípios tocantinenses, deputados federais, estaduais, além de lideranças do setor produtivo.
OUTRAS AGENDAS
Na programação, o governador Wanderlei Barbosa ainda fez a entrega de quatro ambulâncias e duas caminhonetes ao Corpo de Bombeiros (CBMTO). Os veículos irão fortalecer a capacidade de atendimento da corporação à população tocantinense. Na ocasião, o chefe do Poder Executivo anunciou que uma nova equipe com 11 militares seguirá para o Rio Grande do Sul com o propósito de auxiliar nos resgates. Outros 11 já estão atuando no estado gaúcho.