Os estudantes dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º) de todo o Brasil têm até sexta-feira, 31, para opinarem sobre como veem a escola e como ela pode ser melhorada. A ação faz parte da Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas promovida pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e as redes de ensino de todo o País.
FORTALECIMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL
De acordo com o MEC, a ação visa fortalecer o ensino fundamental a partir do levantamento dos anseios e demandas de estudantes em relação a temas como currículo, clima, convivência, inovação e participação e, assim, construir uma escola mais acolhedora, inclusiva e adequada às suas necessidades.
REDE DE ENSINO DE PALMAS
Na rede de ensino de Palmas, os professores estão promovendo, desde o dia 21 de maio, momentos de sensibilização por meio de rodas de conversa e outras atividades em grupo, para dialogar sobre os eixos da Semana de Escuta e, posteriormente, os alunos responderão a um questionário online proposto pelo MEC, expressando suas visões e anseios sobre o ambiente escolar e o processo de ensino-aprendizagem.
DADOS SERÃO BASE DE PROGRAMA DO GOVERNO FEDERAL
Segundo a técnica da Secretaria de Educação de Palmas e membro da Rede Nacional de Articuladores do Programa Escola das Adolescências, Graça Alves, os dados de todo o país, coletados durante a Semana da Escuta, servirão de base para a implantação do Programa Escola das Adolescências, que será lançado em breve pelo governo federal.