A Secretaria Estadual da Saúde divulgou nesta quinta-feira, 18, análise preliminar que mostra que, desde 18 de janeiro, quando o Tocantins começou a vacinação contra a Covid-19, faleceram 108 pessoas com mais de 80 anos. Do total, 91 pessoas ainda não haviam sido imunizadas. As outras 17, ou apenas 0,08%, tinham recebido a primeira dose. Os dados foram levantados junto ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Tocantins (CIEVS-TO), Gerência de Imunização e Integra Saúde.
100% de eficácia nas duas doses
Conforme o levantamento da Secretaria da Saúde, entre as pessoas deste grupo com mais de 80 anos que receberam a segunda dose – um total de 7.077 – não foi registrada nenhuma morte. Ou seja, 100% de redução da mortalidade dentre os imunizados com duas doses, concluiu a análise da pasta.
Mais de 20 mil já tomaram 1ª dose
Dentre a população tocantinense acima de 80 anos, 20.171 pessoas já receberam a primeira dose das duas vacinas disponíveis no Tocantins, a Coronavac e a AstraZenica, o que corresponde 84% do total deste público alvo, que é de 23.948.
Monitoramento continua
O secretário estadual da Saúde, Edgar Tollini, reforçou que se trata de uma análise preliminar e que o monitoramento dos dados continua. No entanto, ressaltou que, até o momento, pelos números apresentados, “é evidente a eficácia da vacina”. “Pois não houve a ocorrência de óbitos em pessoas acima de 80 anos que foram vacinadas com as duas doses”, pontuou.
Todos os cuidados devem ser mantidos
Tolini insistiu que, mesmo após vacinar, é preciso manter todos os cuidados, como uso de máscara e distanciamento social. “A pandemia se encontra em fase aguda”, lembrou o secretário.