Com cinco casos de Covid-19 confirmados em Araguaína, o prefeito Ronaldo Dimas (Podemos) fez uma transmissão de vídeo na noite de segunda-feira, 6, para esclarecer dúvidas, reforçar as medidas de contenção adotadas e anunciar a publicação de novo decreto para obrigar o uso de máscaras em locais públicos, mesmo com a flexibilização da quarentena para impedir o avanço da doença, que manteve o comércio aberto, ainda que com restrições.
Sem isolamento não haverá sucesso
Ronaldo Dimas fez um apelo para que a população siga as orientações de isolamento social. “É um momento de preocupação e peço a vocês que respeitem as decisões. Sei que é difícil, mas as medidas buscam o bem-estar de toda sociedade. Trabalhamos para aumentar o número de leitos, também para que as medidas possam ser cumpridas e ainda auxiliar socialmente as famílias. Vocês são os principais para disseminação, se a gente não seguir essas regras não teremos sucesso”, afirmou.
Previsão de multa para quem não usar máscara
Conforme o prefeito, o novo decreto será publicado nesta terça-feira, 7, com as devidas regras sobre a obrigação do uso de máscaras em locais públicos. O texto estabelece multa de R$ 50,00 para quem for flagrado sem o item, sendo R$ 100,00 por reincidência e no terceiro flagrante a pessoa responderá por crime contra ordem e saúde pública. Para ajudar às famílias carentes, a Secretaria da Assistência Social enviará máscaras junto às cestas básicas que estão sendo entregues. A máscara pode ser feita de qualquer material, como retalhos de tecido, segundo informa o Paço.
Cultos e atividades físicas
Além da obrigação do uso de máscaras, Ronaldo Dimas também esclareceu as medidas de contenção já adotadas pela Prefeitura de Araguaína. As igrejas podem funcionar, mas devem respeitar o limite de 40 fiéis por celebração. O Parque Cimba e academias serão mantidos fechados, mas a Via Lago continua sendo um local para atividade física, desde que as pessoas respeitem o distanciamento e uso da máscara.
Bares fechados e restaurantes somente por delivery
Ronaldo Dimas também explicou que o decreto atual mantém os bares fechados, restaurantes apenas com pedidos de delivery ou retirada da refeição e que estabelecimentos comerciais em geral devem respeitar as medidas. O prefeito adiantou que poderá reavaliar a situação dos restaurantes em locais abertos, para que possam funcionar recebendo o cliente em mesas.
Fiscalização
Sobre o monitoramento do cumprimento das medidas, Dimas destacou que um edital para contratação temporária e emergencial de fiscais do Departamento Municipal de Posturas e Edificações deve ser publicado nesta semana. Os novos fiscais devem ter nível superior, possuir motocicleta para usar como instrumento de trabalho, habilitação e documentação em dia. Também disse que Araguaína contará com apoio do Exército em breve.