A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), anunciou nessa sexta-feira, 2, que determinou que os 100 novos ônibus recebidos pelo município passem a operar imediatamente no transporte coletivo. Assim, a partir de segunda-feira, 5, todos os 70 veículos que chegaram esta semana e os 30 de dezembro estarão circulando. A previsão era de que eles fossem integrado ao sistema de forma gradativa: 30 substituem os da Viacap desde quinta, 1º, já que o contrato que garantiu a requisição administrativa terminou na quarta, 31; outros 30 entrariam dia 10, e no dia 12, mais 10.
USÁRIO NÃO PODE SER PREJUDICADO
Em seu perfil nas redes sociais, Cinthia explicou que ter acompanhado “os atrasos e superlotação ontem [quinta] e hoje [sexta]”, com o fim do contrato com a Viacap. “Não é justo o usuário do transporte público ser prejudicado”, avaliou.
LOTAÇÕES PONTUAIS
Conforme a prefeitura, nessa sexta-feira, 46 dos 70 novos veículos entregues esta semana já foram incluídos nas rotas, “ainda que tenham ocorrido lotações pontuais”. O presidente da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP), Eliezer Moreira, disse que situações como as que ocorreram na Estação Xerente, no Jardim Aureny III, devem ser resolvidas a partir da segunda-feira, com 100% da nova frota em operação.
MUDANÇAS SERÃO VISÍVEIS
A prefeitura garantiu em nota à imprensa que a partir de segunda-feira “as mudanças serão visíveis”. “Principalmente em linhas como a 301 (Eixão – Bertaville), que será ampliada de 8 para 22 viagens, com ônibus a cada 30 minutos”, afirma a nota. Para quem embarca e desembarca apenas em estações também tem novidade, já que poderão contar com ônibus expressos saindo da Estação Karajá, no Jardim Aureny I, para a Estação Xerente, fazendo com que a lotação diminua, promete o Paço.
SUGESTÕES, CRÍTICAS E ELOGIOS
Se o usuário tem sugestões, críticas ou elogios ao transporte público de Palmas, pode mandar mensagem para o WhatsApp da Superintendência de Bilhetagem Eletrônica (Sube) — (63) 99247-8426 — ou entrar em contato com a Ouvidoria pelos números 0800-6464-156 e 3212-7144 ou email ouvidoria@palmas.to.gov.br.