Em cumprimento à Nota Técnica do Ministério da Saúde (MS), o Estado decidiu ampliar o público-alvo da campanha de vacinação contra a dengue. A medida deve-se à baixa procura pela imunização. A faixa etária apta a receber a primeira dose é de 10 a 14 anos, 11 meses e 29 dias.
NÃO HAVERÁ PREJUÍZO
Gerente de Imunização da Secretaria da Saúde (Sesau), Diandra Sena apresentou o panorama. “No Tocantins, a população é de 28.805 crianças e adolescentes, sendo necessários 58 mil doses no total, até o momento o Estado recebeu as 11.540 doses de vacinas, que são suficientes para vacinar com primeiras doses a população toda de 10 e 11 anos de idade. Mas devido à baixa procura, mesmo com a ampliação da faixa etária não haverá prejuízo na questão das doses e a Sesau aguarda sinalização do Ministério da Saúde quanto ao envio de novas remessas”, afirma.
PAIS ATENTOS
A gerente também cobra mobilização. “É importante que os pais e responsáveis estejam atentos a esse calendário, a essa nova vacina que foi inserida para essa população, para esse público-alvo e que os 14 municípios selecionados façam as suas estratégias de divulgação para que a vacina realmente chegue ao braço e nós consigamos proteger os nossos adolescentes contra a dengue”, conclui.
DENGUE NO TOCANTINS
O boletim do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), atualizado em 27 de fevereiro, aponta que houve uma queda de 68,6% no número de casos confirmados de dengue em fevereiro, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Foram 765 casos em 2023 e 240 em 2024.