A advocacia tocantinense irá às urnas nesta terça-feira, 16 para eleger o novo presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para o mandato de 2022 a 2024. A votação acontece das 9 às 17 horas em Palmas e em todos os municípios com subseções da entidade. Ao todo, 30 urnas eletrônicas serão utilizadas no processo. Carteira profissional ou algum documento com foto será necessário para exercer o voto. Os que estiverem aptos, mas decidiram não participar da eleição, estarão sujeitos a multa no valor de 20% da anuidade.
Candidatos
O atual presidente da entidade, Gedeon Pitaluga, tenta a reeleição com Priscila Madruga na vice-presidência pela “OAB Independente”. Quem também está no pleito é Ester Nogueira, da “Ordem na Casa”, que compôs chapa com a então postulante da “OAB de Respeito”, Rita Rocha, que abriu mão da disputa como cabeça de chapa e virou candidata a vice-presidente. Leonardo Maciel é outro nome com intuito assumir o comando da seccional pela oposição, compondo com Carla Neves Cabral, no grupo “Renovação e Inovação”.
Defesa das prerrogativas e moralidade
Durante a campanha, Gedeon Pitaluga deu foco às ações da atual gestão em relação à estruturação da entidade em municípios do interior e as medidas de defesa das prerrogativas da categoria, lembrando dos constantes atos de desagravo realizados. Ester Nogueira e Rita Rocha protagonizaram os principais ataques ao mandatário. Ambas defendiam a moralização da seccional e questionavam-o pela denúncia de lavagem de dinheiro e corrupção passiva e ativa do Ministério Público (MPF) e também pela condenação por estelionato em decisão de primeira instância da Justiça Federal. Tais processos teriam, inclusive, motivado a união das chapas. Em resposta, o atual presidente sugeriu que a oposição tinha vínculo com políticos.
Gestão feita de portas abertas
No último material de campanha enviado à imprensa, Gedeon Pitaluga reforçou o discurso de trabalhar pela defesa da profissão. “O que está em jogo nessa eleição é uma definição histórica que estabelecerá de que lado a OAB estará nos próximos três anos. O meu lado sempre foi e sempre será o da advocacia. Foi assim que construímos nossa gestão nos últimos três anos e é assim que será no próximo triênio. Uma gestão feita de portas abertas, muito mais próxima da advocacia. Conectada às necessidades da classe e fazendo uma defesa intransigente de cada advogado e advogada tocantinenses”, afirmou.
O último gás
Ester Nogueira encerrou a campanha destacando o perfil propositivo da chapa “Ordem na Casa” e fez uma apelo por uma mobilização final. “Eu quero agradecer a Deus e a todos que trabalharam junto conosco, bem como às nossas famílias que nos aguardaram por quase três meses fora de casa. Agradeço à doutora Rita Rocha pela união das nossas chapas. Preciso de vocês, vamos dar o último gás. Vamos fazer aquele contato final, que pode garantir os últimos votos necessários para uma grande vitória que restaurará a credibilidade da OAB”, disse aos aliados, conforme divulgou à imprensa.
Mais de 5 mil advogados aptos a votar
Conforme a assessoria da seccional da Ordem, este pleito terá 5.092 advogados aptos para votar, a imensa maioria deles são de Palmas (2.781), seguido de Araguaína (823) e Gurupi (490)
Veja o número de advogados aptos a votar por subseção da OAB:
- Tocantinópolis – 47
- Taguatinga – 51
- Porto Nacional – 131
- Pedro Afonso – 31
- Paraíso do Tocantins – 142
- Natividade – 32
- Miracema – 45
- Guaraí – 112
- Dianópolis – 52
- Colinas do Tocantins – 218
- Augustinópolis – 54
- Alvorada – 31
- Araguatins – 52
- Gurupi – 490
- Araguaína – 823
- Palmas – 2781