A Prefeitura de Araguaína voltou a flexibilizar as medidas de contenção contra a Covid-19 após fechar por cinco dias – de quinta, 2, a segunda-feira, 7 – todos os estabelecimentos não essenciais. A última edição do Diário Oficial traz Decreto que volta a autorizar o funcionamento do comércio, mas com restrições de horários e a exigência de se adotar os tradicionais protocolos sanitários. O município também optou por estabelecer um toque de recolher.
Horário de funcionamento
Locais como restaurantes, cinemas, academias e lanchonetes poderão funcionar com atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 6 às 21 horas, com tolerância até às 22 horas para o fechamento total do estabelecimento, podendo estender este horário para a modalidade de entrega a domicílio. As regras de quatro pessoas por mesa e distanciamento de 1,5 metro entre elas também continuam valendo, sendo também obrigatório o uso de máscaras para as pessoas que estiverem em pé.
Toque de recolher e fim de semana apenas com entrega a domicílio
A Prefeitura de Araguaína também determinou a proibição da circulação de pessoas nas ruas entre 22h30 e 5 horas do dia seguinte, além das excursões turísticas e esportivas do município para fora do Estado. Nos sábados e domingos, os restaurantes e lanchonetes só poderão atender pela modalidade de entrega a domicílio ou com a retirada do produto, sem poder ser consumido no local. As academias deverão controlar o acesso de pessoas, garantindo apenas 30% da capacidade entre os horários de 6 às 8 horas e de 18 às 20 horas.
Bares e clubes devem se manter fechados
Com o novo decreto fica proibido o funcionamento de bares, clubes e balneários, incluindo também a realização de festas e eventos como formaturas e casamentos. Além de ser vedado o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos e estabelecimentos, está proibida a utilização de áreas públicas, como a Via Lago, Parque Cimba e academias ao ar livre, além da parada de veículos na Via Lago das 19 horas às 5 horas, sendo o motorista sujeito a multa e ao recolhimento do veículo, com exceção das áreas de estacionamento de comércios formais, trabalhadores de obras do local e moradores.
Colaboração da população
Prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues comentou as novas medidas. “Nós estamos saindo de um período de lockdown mas continuamos combatendo a pandemia, por isso apesar de autorizar a reabertura de alguns segmentos, precisamos manter medidas restritivas que possam resultar na diminuição da ocupação dos leitos de UTI. O fator mais importante para que possamos continuar evoluindo com essas medidas é a colaboração da própria população, que deve pensar de forma coletiva”, avaliou em material divulgado à imprensa.