Com o compromisso público da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) de apresentar cronograma de pagamentos de direitos atrasados ao funcionalismo no dia 3 de abril, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Palmas (Sisemp) decidiu suspender manifestação marcada para esta quinta-feira, 21. A gestora fez o anúncio durante sessão especial do Dia da Mulher da Câmara de Vereadores, ocasião em que foi vaiada por membros do Sisemp.;
Os servidores de Palmas estão em estado de greve desde fevereiro, em razão do não pagamento de direitos pendentes, dentre eles as progressões, atrasadas há mais de três anos. A realização de manifestações em datas pontuais foram deliberados em assembleia geral, sendo a ação na solenidade do Dia da Mulher da Câmara de Palmas sendo uma das programadas.
Na ocasião, Cinthia Ribeiro se comprometeu a apresentar o cronograma de pagamento das progressões. Da Tribuna, a prefeita afirmou entender que o sindicato exerce seu direito democrático em cobrar “um passivo que os servidores têm por direito receber”. O episódio ficou marcado também por ter sido a primeira alfinetada pública da tucana em seu antecessor, Carlos Amastha (PSB).
Em razão deste compromisso público da prefeita, o Sisemp não realizará a manifestação no dia 21 de março, como foi deliberada em assembleia, uma vez que esta seria para cobrar diálogo e apresentação do cronograma, o que conforme Cinthia Ribeiro será atendido no dia 3 de abril.
“Desde o início, o que buscávamos era um compromisso real, com apresentação de dados e cronograma de pagamento, e só demos continuidade aos protestos porque isto não foi apresentado. Diante da afirmativa da prefeita, o Sisemp suspende as ações temporariamente até o dia 3. Após esta data será realizada nova assembleia para deliberação das próximas ações, mas acreditamos que temos um avanço, uma vez que a prefeita demonstrou que tem buscado uma solução real para as pendências apontadas”, argumentou o presidente do Sisemp, Heguel Albuquerque. (Com informações da Ascom)