Após entrega do Samu e do Corpo de Bombeiros, a prefeita de Guaraí, Fátima Coelho (UB), assinou a ordem de serviço para início das obras de iluminação da BR-153, perímetro urbano de Guaraí. Conforme o município, a medida garante mais segurança na travessia dos trechos pela rodovia federal. “Uma obra com investimentos públicos que contribuem para melhor segurança nas travessias, podendo salvar vidas, pelos riscos associados à falta de iluminação, promovendo um ambiente mais seguro e acolhedor para os cidadãos locais e visitantes”, comemorou a prefeita.
Mais obras, mais segurança
O projeto para implantação é considerado um dos mais modernos, de acordo com regras regidas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A obra prevê sistema com geração de energia fotovoltaica e tecnologia em LED, gerando economia aos cofres públicos nas contas de energia por ter sua geração própria solar. A obra segue medidas de impacto positivo e sustentável desta iniciativa a longo prazo.
Para a prefeita Fátima Coelho, a iluminação da BR-153 é de interesse de todos. “Não somente do nosso município, uma vez que essas travessias que cortam a cidade, são um dos principais acessos ao Estado do Pará, contando com um grande tráfego de carretas que estão de passagem pela BR-153 e, com isso, precisam manobrar no sentido oeste para seguir em direção ao estado vizinho. Uma importante demanda também para os caminhoneiros, evitando acidentes e imprevistos na localidade”, justifica.
Resgate de um projeto rejeitado
O projeto de iluminação da BR-153 sofreu pendências com documentação que não foram solucionadas, perdendo os prazos legais, se tornando desqualificado para captação de recursos na época, pela gestão anterior (2017-2020).
Contudo, a atual gestão da prefeita Fátima Coelho (2021-2024) destravou o projeto, reajustou a planilha com o aumento inflacionário dos custos orçamentários, corrigiu os erros anteriores da época de (2017-2020) e conseguiu investimentos alinhados com a implantação do sistema de produção de energia fotovoltaica.