A Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa) elege a nova diretoria para o mandato de 2023 a 2026. A votação acontece na sede da entidade, das 9 às 17 horas. Atual presidente, Joseph Madeira tenta a reeleição pela chapa “Acipa Para Todos”. A disputa acontece contra os “Empresários Unidos”, capitaneada por Aristides Sambaíba.
BRIGA JURÍDICA
O pleito foi marcado por imbróglio jurídico, a oposição tentou impugnar a chapa de Joseph Madeira alegando que a mesma estaria incompleta. A comissão eleitoral não apenas rejeitou o pedido, como declarou inapto o grupo de Aristides Sambaíba. A briga cessou apenas com uma decisão judicial proferida nesta quinta-feira, 8, pela juíza Edssandra Barbosa da Silva Lourenço, mantendo os dois na disputa.
ECOSSISTEMA FAVORÁVEL AO FORTALECIMENTO DOS NEGÓCIO
Em material divulgado à imprensa, Joseph Madeira defendeu as ações do primeiro mandato e adotou um discurso de continuidade. “Nós, da chapa ‘Acipa para Todos’, estamos buscando um novo mandato porque temos o compromisso de continuar contribuindo com o desenvolvimento econômico e social, proporcionando um ecossistema favorável ao fortalecimento dos negócios, e lutando pela desburocratização no sistema, que são pontos relevantes da nossa atuação”, afirmou.
AMPLIAÇÃO DE PROJETOS
Ao falar sobre as propostas de trabalho para a próxima gestão, Joseph Madeira reforçou o compromisso de buscar o fortalecimento institucional da entidade e participar ativamente no debate de pautas relacionadas à legislação e tributos. A chapa garante que buscará novos benefícios em parceria com outras entidades e ampliará o clube. A manutenção de projetos como o “Café com Empresários” e o “Acelera 21” também foi destacado. “São itens que não só terão continuidade, como também serão ampliados, justamente porque se destacam entre as principais marcas da nossa gestão”, concluiu.
BOA EXPECTATIVA
Em breve conversa com a Coluna do CT, Aristides Sambaíba afirmou que a expectativa para o pleito de sexta-feira, 9, é “a melhor possível”, apesar do “imbróglio judicial” que acabou marcando o debate. O candidato da oposição informou já ter feito a devida substituição na chapa exigida na decisão que lhe garantiu a participação na eleição.
CAPACITAÇÃO
Aristides Sambaíba tem uma visão crítica da atual administração da entidade. “Para que serve a Acipa? Para nada. Queremos mudar isto. Fazer coisas que beneficiam o empresário”, argumentou. Entre as propostas neste sentido citadas pelo oposicionista foi a promoção de cursos de “capacitação” para os empreendedores. A chapa ainda defende o envolvimento em “causas sociais”, a elaboração de projetos que angariem recursos para a associação e o fim da reeleição.
ACIPA ISOLADA
Outro ponto criticado pelo opositor foi o relacionamento institucional da associação. “A gente quer a aproximação da Acipa com as outras entidades, quer um bom relacionamento com a prefeitura, não ser um puxadinho do governo. Ela é praticamente isolada. É um grupo pequeno. Nós temos um dos menores números de filiados ultimamente. Não tem nada que chame o empresário. A Acipa está às moscas. Uma entidade fadada ao fracasso”, afirmou Aristides Sambaíba, adotando um discurso mais duro.