Os secretários da Segurança Pública, Wlademir Costa, da Cidadania e Justiça, Deusiano Amorim, o comandante-geral da Polícia Militar (PMTO), coronel Márcio Barbosa, e o superintendente interino da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Guilherme Gonçalves, estiveram reunidos na tarde de quarta-feira, 22, para avaliar os resultados da força-tarefa criada após a onda de assassinatos registrados em Palmas de quinta-feira, 15, para domingo, 26. No período, 9 homicídios foram registrados. Com o reforço, não houve registro de homicídios na Capital nos últimos três dias. No entanto, as ações continuarão por tempo indeterminado, informaram os gestores.
EQUIPAR CICC É O PRÓXIMO PASSO
A Polícia Civil reforçou o atendimento em locais de crime com a designação de equipes de unidades da Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco) e das Divisões de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e Narcóticos (Denarc). Os agentes estão atuando nas cenas dos assassinatos, com início imediato às investigações, colhendo informações e realizando as diligências necessárias. Wlademir Costa pontuou que o governo busca agora equipar o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC/TO) que está sendo montado em Palmas. “Os equipamentos são doados pelo Ministério da Justiça e já iniciamos as tratativas e agora precisamos consolidar para em breve termos um local apropriado para as ações de monitoramento em segurança pública, possibilitando uma atuação ainda mais integrada das forças de segurança”, destacou.
AUMENTO DO EFETIVO NA CAPITAL
O comandante-geral da Polícia Militar, Márcio Barbosa, destacou que houve a ampliação da ação ostensiva da corporação, por meio do aumento das operações e barreiras policiais integradas, bem como vem buscando o fortalecimento das equipes de Força Tática na Capital. “Tivemos um aumento superior a 200% no efetivo empregado na Capital e estamos buscando policiais especializados que estavam atuando em outras unidades para os fortalecer os batalhões da Capital, especialmente as equipes da Rotam [Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas]”, pontuou.
MONITORAMENTO
Secretário da Cidadania e Justiça, Deusiano Amorim destacou que no âmbito do Sistema Penitenciário, a Polícia Penal está fiscalizando rigorosamente todos os monitorados com tornozeleira eletrônica em Palmas, de forma que possam agir rapidamente em caso de infrações, conduzindo os mesmos às Centrais de Atendimento da Polícia Civil e notificando o Poder Judiciário para imediata quebra de medida. “Redobramos o efetivo e o esquema de segurança nas unidades penais. A Polícia Penal está de prontidão para apoiar as demais forças nesse combate ao crime organizado”, destacou.