O Programa de Fortalecimento da Educação (Profe) recebeu na noite desta segunda-feira, 28, a sanção do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), após intenso debate na Assembleia Legislativa (Aleto) sobre a constitucionalidade da proposta e a possibilidade de estender benefícios a contratados. Para o chefe do Poder Executivo, o texto visa “transformar a educação do Tocantins”. “As políticas públicas serão desenvolvidas de forma colaborativa, com abrangência em todo o território. Por meio da parceria entre o Estado e os municípios, atuaremos de modo que seja garantida a equidade no processo de ensino e aprendizagem em todas as escolas, seja ela estadual ou municipal. Vamos trabalhar de mãos dadas com os prefeitos para que estudantes e profissionais sejam beneficiados com as ações de melhorias do Profe”, disse por meio da assessoria.
PROFE PODE BENEFICIAR 142 MIL ESTUDANTES E 11 MIL PROFESSORES
Desenvolvido pela Secretaria da Educação (Seduc), o Profe é dividido em oito eixos norteadores: Aprendizagem; Educação Tecnológica e Inovadora; Investimentos e Infraestrutura; Desporto e Cultura; Educação Inclusiva; Formação dos Profissionais da Educação; Valorização dos Profissionais da Educação; e municípios. O programa tem capacidade para atender os 139 municípios do Tocantins, mediante adesão, o que pode beneficiar mais de 142 mil estudantes e mais de 11 mil professores das 503 escolas do Estado.
AÇÕES
Titular da Seduc, Fábio Vaz reforçou que o programa prevê investimentos na infraestrutura das escolas, expansão do atendimento escolar com ações conjuntas voltadas para o fortalecimento da aprendizagem e da redução das desigualdades educacionais. Entre as principais ações estão a entrega de 13 mil chromebooks e conjuntos para laboratórios de ciências da rede estadual; a Bolsa Permanência de R$ 100 para estudantes de tempo integral do 9º ano e do ensino médio que permanecem 9 horas na escola [11 mil alunos]; e a gratificação de R$ 700,00 aos professores concursados.