A Prefeitura de Palmas lançou nesta sexta-feira, 21, um sistema de agendamento para vacinação contra a Covid-19 para pessoas a partir de 18 anos que integram os grupos prioritários especificados no Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde (MS). A plataforma é apresentada após a polêmica flexibilização feita na sexta-feira, 14, como forma de evitar o vencimento de doses da Pfizer. O Ministério Público já apura o caso.
Sem amigos do rei
Ao Quadrilátero desta semana, a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) comentou o caso, apelidado nas redes sociais de “xepa da vacina”. Ela avaliou que houve falha de comunicação dentro da Secretaria Municipal da Saúde e disse que pediu a abertura de processo administrativo disciplinar para entender o formato utilizado. “Porque tanto a prefeita quanto o secretário de saúde e o secretário-executivo de saúde não tinham conhecimento da decisão que foi tomada pela diretora de Vigilância em Saúde”, disse, e assegurou: “É algo que não vai se repetir. Agora, posso garantir: não há lista de privilegiados, nem amigos do rei”.
Planejamento e organização
Conforme o Paço, o sistema vai ajudar no planejamento e organização da imunização para Covid-19. Titular da Secretaria da Saúde (Semus), Thiago Marconi aponta que as pessoas dentro dos critérios poderão comparecer no dia e local especificados. “O agendamento permitirá maior organização e comodidade para o usuário, já que ele terá um horário específico para ser atendido. Será uma espécie de atendimento individualizado ideal, principalmente, para os que possuem mobilidade reduzida ou alguma patologia mais séria”, destacou.
Maior transparência
O secretário reforça que as novas medidas adotadas são para dar mais transparência ao processo de vacinação, sendo acompanhado, inclusive, pelos órgãos de controle. “No momento do cadastro, a pessoa declara estar ciente do processo e responsável pelas informações prestadas, e que deverão ser necessariamente comprovadas no ato da vacinação”, esclarece o gestor. “É importante reforçar que Palmas continuará seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde, que é de imunizar inicialmente os quatro primeiros grupos prioritários”, observa ainda.
Fase de homologação e possíveis ajustes
O Coordenador do Núcleo de Tecnologia em Saúde (NUT), Álvaro Prestes, conta que o sistema já vinha sendo desenvolvido por uma equipe de especialistas desde o mês passado, e que agora será disponibilizado como forma de integrar as informações da população da Capital, com dados integrados às suas unidades de saúde de referência. Nesta primeira semana, a plataforma estará em fase de homologação e possíveis ajustes. Por isso, o serviço será disponibilizado apenas em quatro USFs até ser ampliado para toda a rede.5
Agendamento
O agendamento pode ser feito pelo celular mesmo, lembrando que a agenda é aberta semanalmente de acordo com a disponibilidade de doses do município, e o usuário pode definir qual ele precisa receber, primeira ou segunda, de acordo sua necessidade. Para realizar o cadastro, a pessoa deve acessar a plataforma, e informar o nome completo, CPF, data de nascimento, endereço e telefone para contato. Importante destacar que o usuário deve comparecer munido de toda a documentação pessoal especialmente a comprobatória de seu grupo prioritário.