O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PSDB), foi às redes sociais na noite deste sábado, 9, para anunciar a primeira morte na cidade por Covid-19. Um caminheiro de 56 anos, hipertenso e ex-fumante, que voltou de viagem apresentando sintomas moderados característicos da doença. Ele foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na segunda-feira, 4, pela manhã, sendo estabilizado e encaminhado ao Hospital Regional de Gurupi, onde morreu neste sábado. É o décimo óbito do Estado.
Casos estáveis por semanas
Às margens da BR-153, principal via de avanço da Covid-19 pelo Estado, Gurupi confirmou seu primeiro caso no dia 8 de abril e ficou por semanas sem nenhum outro caso, o que até levou Laurez a flexibilizar as medidas de quarentena. No entanto, há cerca de dez dias voltou a registrar a doença e só no dia 2 de maio foram confirmados mais sete novos casos, somando um total de 11 registros.
Avanço de 550% em uma semana
Neste sábado foram confirmados mais quatro casos e a cidade totalizou 26. Assim, em uma semana, Gurupi registrou novos 22 casos, um alta de 550%.
Transmissão comunitária
E a Prefeitura de Gurupi informou que neste sábado houve a confirmação de transmissão comunitária, ou seja, sem contato com infectados conhecidos e sem histórico de viagem.
Confira o post do prefeito Laurez Moreira nas redes sociais:
Lamento profundamente informar à população a primeira morte por Covid-19 em nosso município. A vítima estava internada no Hospital Regional de Gurupi em estado grave, e o resultado do exame foi confirmado pelo LACEN, hoje. Meus sentimentos aos familiares e amigos.
— Laurez Moreira (@Laurez_Moreira) May 9, 2020